Por iniciativa da deputada Erika Kokay (PT-DF), a Câmara dos Deputados realiza sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, na próxima segunda-feira (20), às 11h. A data lembra o falecimento do líder da resistência negra à escravidão, Zumbi dos Palmares, que lutou contra a escravidão e morreu defendendo seu povo no período do Brasil Colonial.
Para Erika Kokay, é importante refletir e lembrar os impactos da cultura negra e africana no País. “Zumbi dos Palmares era um escravo líder que morreu lutando pela liberdade do seu povo, assim como ele, nós continuamos afirmando a nossa luta contra a escravidão”. A parlamentar reforçou ainda que é importante valorizar a participação da população negra, dos africanos e descendentes na história da sociedade brasileira.
Memória – Na proposta da sessão solene, Erika destacou que o Dia da Consciência Negra foi incluído no calendário escolar pela Lei 10.639, em janeiro de 2003. A legislação torna obrigatório o ensino sobre a cultura Afro-Brasileira que aborda a luta dos negros e negras no Brasil; cultura negra brasileira; inserção no mercado de trabalho; discriminação e identificação de etnias.
Layla Andrade