Dia Mundial do Orgulho Autista é um movimento que desafia estigmas e preconceitos, afirma Luiz Couto

Deputado Luiz Couto com a cartilha da Polícia Rodoviária Federal "Amiga do Autistas"

No dia Mundial do Orgulho Autista, o deputado Luiz Couto (PT-PB) presidiu audiência pública na Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (18/6). O parlamentar destacou a relevância da data que é dedicada a reconhecer as contribuições únicas das pessoas autistas para a sociedade e promover a inclusão, o respeito e a compreensão.

Em sua fala, o petista enfatizou que o Dia do Orgulho Autista “não é apenas uma celebração, mas um movimento que desafia estigmas e preconceitos”, ao ressaltar que o autismo é uma parte fundamental da diversidade humana. “Pessoas autistas têm perspectivas e habilidades únicas que enriquecem nossa comunidade de maneiras diversas e profundas. Eles são artistas, cientistas, profissionais de diversas áreas, amigos, familiares e membros valiosos da sociedade”, afirmou Couto.

Participante da audiência pública: O Amor muda tudo, do Instituto PAS. Fotos: Thiago Coelho

Ambientes inclusivos

Luiz Couto também falou da necessidade de construir um ambiente inclusivo e acolhedor, ao proporcionar educação adequada, oportunidades de emprego justas e acessibilidade em todos os aspectos da vida. Ele ressaltou a importância de ouvir as vozes das pessoas autistas e garantir que suas necessidades e desejos sejam respeitados e atendidos.

Embora hajam avanços significativos, para o deputado ainda há um longo caminho a percorrer para concretizar as leis existentes e combater o preconceito e a discriminação que impedem que muitas pessoas autistas alcancem seu pleno potencial. Ele ressaltou que a neurodiversidade “é uma força e não uma fraqueza”, e que devemos “celebrar as diferenças”.

Projeto de Lei

Luiz Couto apresentou um projeto de lei (PL 2080/2023) que visa contribuir com o tratamento, habilitação e reabilitação de pessoas com transtornos do espectro autista, especialmente no âmbito da atenção primária à saúde. Ele observou que muitas famílias com filhos autistas enfrentam dificuldades em obter atendimentos especializados e informou que o projeto foi aprovado em duas comissões e agora aguarda parecer na Comissão de Finanças e Tributação.

“Reafirmamos nosso compromisso com a causa do orgulho autista. Apoiamos políticas públicas que promovam a inclusão e a proteção do direito das pessoas autistas. Incentivamos a criação de espaços de diálogo e convivência onde todas as pessoas possam se sentir seguras e valorizadas”, apontou.

 

Lorena Vale

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100