Dia Mundial do Orgulho Autista é um movimento que desafia estigmas e preconceitos, afirma Luiz Couto

Deputado Luiz Couto com a cartilha da Polícia Rodoviária Federal "Amiga do Autistas"

No dia Mundial do Orgulho Autista, o deputado Luiz Couto (PT-PB) presidiu audiência pública na Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (18/6). O parlamentar destacou a relevância da data que é dedicada a reconhecer as contribuições únicas das pessoas autistas para a sociedade e promover a inclusão, o respeito e a compreensão.

Em sua fala, o petista enfatizou que o Dia do Orgulho Autista “não é apenas uma celebração, mas um movimento que desafia estigmas e preconceitos”, ao ressaltar que o autismo é uma parte fundamental da diversidade humana. “Pessoas autistas têm perspectivas e habilidades únicas que enriquecem nossa comunidade de maneiras diversas e profundas. Eles são artistas, cientistas, profissionais de diversas áreas, amigos, familiares e membros valiosos da sociedade”, afirmou Couto.

Participante da audiência pública: O Amor muda tudo, do Instituto PAS. Fotos: Thiago Coelho

Ambientes inclusivos

Luiz Couto também falou da necessidade de construir um ambiente inclusivo e acolhedor, ao proporcionar educação adequada, oportunidades de emprego justas e acessibilidade em todos os aspectos da vida. Ele ressaltou a importância de ouvir as vozes das pessoas autistas e garantir que suas necessidades e desejos sejam respeitados e atendidos.

Embora hajam avanços significativos, para o deputado ainda há um longo caminho a percorrer para concretizar as leis existentes e combater o preconceito e a discriminação que impedem que muitas pessoas autistas alcancem seu pleno potencial. Ele ressaltou que a neurodiversidade “é uma força e não uma fraqueza”, e que devemos “celebrar as diferenças”.

Projeto de Lei

Luiz Couto apresentou um projeto de lei (PL 2080/2023) que visa contribuir com o tratamento, habilitação e reabilitação de pessoas com transtornos do espectro autista, especialmente no âmbito da atenção primária à saúde. Ele observou que muitas famílias com filhos autistas enfrentam dificuldades em obter atendimentos especializados e informou que o projeto foi aprovado em duas comissões e agora aguarda parecer na Comissão de Finanças e Tributação.

“Reafirmamos nosso compromisso com a causa do orgulho autista. Apoiamos políticas públicas que promovam a inclusão e a proteção do direito das pessoas autistas. Incentivamos a criação de espaços de diálogo e convivência onde todas as pessoas possam se sentir seguras e valorizadas”, apontou.

 

Lorena Vale

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também