Dia Internacional contra Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças motiva reflexão

luizcouto gustavo

O deputado Luiz Couto (PT-PB) destacou hoje na tribuna da Câmara a importância do dia 23 de setembro, Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. A data coincide com a promulgação da Lei Palácios, ocorrida há mais de 100 anos, exatamente em 23 de setembro de 1913, na Argentina.

Essa legislação – explicou Couto – foi criada para punir quem promovesse ou facilitasse a prostituição e a corrupção de crianças e adolescentes e inspirou outros países a protegerem sua população, sobretudo mulheres e crianças, contra a exploração sexual e o tráfico de seres humanos.

“Assim, guiado pelo exemplo argentino, no dia 23 de setembro de 1999, os países participantes da Conferência Mundial de Coligação contra o Tráfico de Mulheres escolheram a data como o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças”, explicou o parlamentar.

Ele lembrou que, em nível mundial, esse comércio criminoso de seres humanos é o terceiro mais lucrativo e só perde para o tráfico de drogas e de armas, movimentando aproximadamente US$ 32 bilhões por ano, segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

“Por ano, cerca de três milhões de pessoas são traficadas no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Esse é um crime que muitas vezes passa despercebido. Entre os principais motivos, estão o medo das vítimas e dos familiares de denunciar, além da falta de informação”, disse.

Luiz Couto destacou que, no Brasil, dos 5.561 municípios brasileiros, ocorre exploração sexual de crianças e adolescentes em 937 deles. O número representa quase 17% dos municípios de todo o País. “Ao ver o noticiário de cada dia, sinto as dores dentro do meu peito, quando observo um crime tão brutal e nojento que já existiu na face da terra, o trafico de seres humanos para fins de exploração sexual de mulheres, homens, desde crianças a sua maioridade”, falou.

O petista aproveitou a ocasião para saudar o trabalho do bispo da Ilha do Marajó (PA), Dom José Luiz Azcona, que, segundo o deputado, “é um verdadeiro soldado do bem”. “Há 30 anos, esse guerreiro de fé tem denunciado crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes e o tráfico de seres humanos no Norte do País, e durante essa caminhada foi considerado um homem marcado para morrer”.

Para concluir seu discurso, o deputado recorreu a palavras do Papa Francisco: “o tráfico de seres humanos, o trabalho forçado, a prostituição, o comércio de órgãos são crimes gravíssimos, uma chaga no corpo da humanidade contemporânea”, e que, portanto, segundo o Papa, “devem-se procurar as modalidades mais adequadas para penalizar aqueles que são cúmplices deste mercado desumano”.

PT na Câmara

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: wwww.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100