Dia Internacional Contra a Discriminação Racial marca a luta contra os retrocessos, afirmam petistas

Arte: PT na Câmara

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara afirmaram que o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, lembrado nesta segunda-feira (21), deve marcar a luta da população negra brasileira contra os retrocessos em políticas públicas e ações sociais, implementadas pelo governo Bolsonaro, que atingem principalmente os negros e negras do País. Os parlamentares destacaram ainda que a violência contra a população negra, o desemprego e a fome existentes no Brasil demonstram a total falta de compromisso do atual governo com este importante segmento da população.

“Na atual conjuntura, essa data [Dia Internacional Contra a Discriminação Racial] serve no Brasil para lembrarmos o grande retrocesso que tivemos nas políticas específicas de combate à discriminação racial e nas políticas públicas de inclusão social, que beneficiavam principalmente a população negra”, disse a deputada Benedita da Silva (PT-RJ).

De forma contrária, a petista lembrou que nos governos Lula e Dilma a população negra obteve uma série de conquistas. Entre elas a demarcação de terras quilombolas, a política de cotas nas universidades e o ensino da história da África nas escolas. “Também tivemos inúmeros programas sociais e políticas públicas que tinham recorte social, em setores que iam desde moradia até a saúde”, afirmou.O coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania da Bancada do PT na Câmara, deputado Paulão (AL), também ressaltou que a data de hoje é um marco na resistência contra o racismo no Brasil.
“Infelizmente o Brasil não superou uma das chagas sociais que permeia a nossa sociedade: a discriminação social de forma estruturante. Por isso, o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial é um dia de resistência para lembrarmos e, ao mesmo tempo, colocarmos como meta que a gente tem que eliminar essa chaga que infelizmente ainda permeia a sociedade brasileira”, destacou.

O coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania da Bancada do PT na Câmara, deputado Paulão (AL), também ressaltou que a data de hoje é um marco na resistência contra o racismo no Brasil. “Infelizmente o Brasil não superou uma das chagas sociais que permeia a nossa sociedade: a discriminação social de forma estruturante. Por isso, o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial é um dia de resistência para lembrarmos e, ao mesmo tempo, colocarmos como meta que a gente tem que eliminar essa chaga que infelizmente ainda permeia a sociedade brasileira”, destacou.

Estatística

O deputado Valmir Assunção (PT-BA) escreveu no twitter que os números comprovam que não há política de enfrentamento da desigualdade racial no Brasil. O parlamentar citou o Boletim Especial do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que mostra que 71,4% dos 8,9 milhões que perderam emprego na pandemia eram negros.

O parlamentar destacou ainda que a população negra também é a que mais sofre atualmente com a fome. “Enquanto 59,2% dos negros apresentam algum grau de insegurança alimentar (de leve a grave), esse percentual é de 51% entre os não negros. Os números estão no relatório “Insegurança Alimentar e Covid-19 no Brasil”, revelou.

Por fim, Assunção apresentou dados que apontam a população negra como a maior vítima da violência no País. “O estudo “Violência armada e racismo: o papel da arma de fogo na desigualdade racial”, do Instituto Sou da Paz, mostra que dos 30 mil assassinatos por agressão armada em 2019, 78% foram contra pessoas negras”, observou.

Petistas lembram passagem do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Vários parlamentares petistas também lembraram a passagem da data em mensagens postadas no twitter. A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), lembrou que esse dia tem que servir para reforçar a luta contra o preconceito e a violência contra a população negra do País.

“No Dia Internacional contra a Discriminação Racial vamos reforçar nossa luta pra vencer o preconceito e a violência e seguir diariamente combatendo o racismo que corrói a nossa sociedade. Mais amor ao próximo, é isso que conta”, disse.

Leia abaixo outras mensagens de parlamentares do PT:

Deputado Rubens Otoni (GO) – “No dia Internacional contra a Discriminação Racial a nossa resposta mais objetiva é um gesto concreto contra o Preconceito, a Intolerância, a Violência e o Ódio. É o nosso grito de Fora Bolsonaro!”.

Deputado José Guimarães (CE) – “O racismo continua presente em instituições, estruturas sociais e a vida cotidiana em todas as sociedades! Hoje, dia 21 de março, é o Dia Internacional contra Discriminação Racial para reforçar a luta antirracista, que deve acontecer todos os dias. Vidas negras importam!”.

Deputado Enio Verri (PR) – “Hoje é Dia Internacional do Combate à Discriminação Racial. Uma pauta que não sai do nosso cotidiano porque continuam matando vidas negras. Chega de racismo na nossa sociedade. Precisamos nos somar à luta antirracista, contra a violência e o preconceito”.

Também postaram cards ou retuitaram mensagens sobre o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG) e o deputado Nilto Tatto (PT-SP).

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100