Dia do Trabalhor: Petistas destacam ações que levaram cidadania à vida do trabalhador

trabalhadores
 
No mês em que se comemora o Dia do Trabalhador, os deputados do PT que integram a Comissão do Trabalho e Serviços Públicos da Câmara (CTASP), Vicentinho (SP), Policarpo (DF) e Eudes Xavier (CE) ressaltam os avanços conquistados pela classe trabalhadora no último decênio com o PT à frente do governo federal. Ao mesmo tempo, eles fizeram questão de destacar o papel da (CTASP) nas conquistas e demandas dos trabalhadores debatidos na comissão. Algumas dessas demandas, segundo eles, precisam ser enfrentadas e resolvidas.
 
O deputado Vicentinho avaliou como “saltos qualitativos” o conjunto de ações implementadas pelo governo federal que, segundo ele, dignificaram e promoveram a cidadania do trabalhador brasileiro. Entre essas ações, o parlamentar destacou geração de emprego e renda; redução na taxa do desemprego; valorização e proteção do salário mínimo.
 
Vicentinho contou que juntamente com as ações do governo a Comissão de Trabalho analisou diversas propostas que versam sobre o mundo do trabalho e orgulhou-se daquelas que foram apreciadas e aprovadas pela comissão é que hoje, segundo ele, viraram leis, como a Lei 12.740/12, que alterou o artigo 193 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A lei, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff no final do ano passado, institui o risco de vida, um adicional de 30% sobre o salário dos vigilantes por periculosidade, em virtude da exposição da categoria a roubos ou outras espécies de violência física. 
 
Outra proposição que virou lei e mereceu destaque do parlamentar petista foi a proposta de emenda à Constituição (PEC 478/10), relatada pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que originou a EC 72 que trata dos direitos dos trabalhadores domésticos – entre eles, a proteção contra despedida arbitrária ou sem justa causa; seguro-desemprego; fundo de garantia do tempo de serviço; salário-família; jornada de trabalho de oito horas diárias e 44 horas semanais; e hora extra. Na avaliação de Vicentinho essas Leis são essenciais para restabelecer a relação entre empregador e empregado. 
 
Pendências – Vicentinho constatou que ainda existem matérias de interesse do trabalhador que o parlamento precisa debruçar sobre elas. “É importante destacar todos esses avanços, da mesma forma, que também é importante elencar algumas demandas que ainda requerem atenção do parlamento”. O deputado se referiu à proposta de emenda à Constituição (PEC 231/95) que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais; o projeto de lei (PL 4302/98), do Executivo, que regulamenta a terceirização de pessoal e o trabalho temporário e, o projeto de lei (PL 3299/08), que que trata do  fim do fator previdenciário. 
 
“Este é um momento que serve para nós refletirmos sobre qual é o nosso papel, onde é que podemos evoluir nesta caminhada de quem é mais importante do que qualquer um de nós, que é o povo trabalhador”.
 
Organização trabalhista – O deputado Policarpo lembrou a organização dos trabalhadores do País enfrentaram o neoliberalismo imposto pelos governos anteriores e, segundo ele, que a luta desses trabalhadores levaram à Presidência da República um operário e ex-sindicalista, Luiz Inácio Lula da Silva. Ele se lembrou do sucateamento dos serviços públicos ocorrido no nos anos de 1999 a2002), período em que o País foi governado por Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
 
Para contribuir com a sua avaliação, Policarpo recorreu a dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que revelou que no governo Lula (2003-2010)  foram contratados através de concurso público mais de 155 mil servidores, número três vezes superior aos cerca de 50 mil contratações registradas nos  oitos anos do governo tucano à frente do Executivo Federal. 
 
“Os trabalhadores tem muito que comemorar e, nesse sentido, quero parabenizar a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e os sindicatos pelo processo que originou os avanços ao longo desses dez anos de um governo democrático e popular”. 
 
O deputado Eudes Xavier reitera as avaliações de Vicentinho e Policarpo e acrescenta no rol dos avanços conquistados nos dez anos do governo petista, o poder de compra do salário mínimo e o aumento do número de emprego com carteira assinada. No entanto, o petista reconhece a necessidade de o Congresso Nacional aprovar a redução para 40 horas semanais a jornada de trabalho e, de se fazer valer as Convenções 158 e 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
 
“Para um País moderno como o nosso ainda há demanda para o mundo do trabalho que precisa ser enfrentada e resolvida”, constatou Eudes Xavier.
 
Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100