Na segunda-feira (7), Dia do Jornalista, a deputada Erika Kokay (PT-DF) parabenizou os trabalhadores da notícia e destacou a importância da formação para a valorização da profissão. “Para homenagear de fato esses profissionais, nós precisamos fazer avançar aqui nesta Casa o projeto que assegura a valorização do diploma. Não dá para rasgar os diplomas, não dá para invisibilizar os diplomas e não dá para entregar esses diplomas em uma bandeja de prata para os donos dos veículos de comunicação devorarem e alimentarem sua sanha de lucro”, disse.
Atualmente, tramitam no Congresso Nacional duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs), conhecidas como PEC do Diploma ou PEC dos Jornalistas, que restabelecem a necessidade do curso superior específico de jornalismo para o exercício da profissão. A PEC 206/2012, do Senado, foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara em novembro do ano passado e será analisada agora por uma comissão especial. Se aprovada, seguirá para o plenário da Câmara, onde será votada em dois turnos. A PEC 386/09, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) já foi aprovada por comissão especial em julho de 2010 e, desde então, aguarda inclusão na pauta do plenário.
A deputada também destacou a importância da figura de Vladimir Herzog, jornalista assassinado pela ditadura militar que se tornou ícone da luta pela democracia e liberdade de expressão.
Assessoria Parlamentar