Foto: Salu Parente/PT na Câmara
Numa iniciativa da deputada Iara Bernardi (PT-SP) em homenagem ao Dia da Consciência Negra embaixadores de países africanos foram recebidos nesta quarta-feira (20), em ato solene, pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
De acordo com Iara Bernardi, o ato é uma homenagem especial pelo dia 20 de novembro e também para comemorar os 10 anos da Lei que institui a obrigatoriedade do ensino da história da África nas escolas (Lei 10.639/03). “Queríamos uma atividade que marcasse o Dia da Consciência Negra e é importante que os embaixadores africanos que estão no Brasil e representam toda a cultura e história do continente fossem homenageados pela Câmara dos Deputados. Esta é uma homenagem especial para nós brasileiros que temos nossa origem marcada pelo continente africano”, destacou a parlamentar petista.
Ao falar em nome de todos os embaixadores africanos, a embaixadora Eugénia Pereira Saldanha Araújo, da Guiné-Bissau, afirmou que hoje o Brasil é uma referência para o mundo, especialmente para os países africanos. “O Brasil nos inspira pela tecnologia social que, de forma efetiva e eficiente, vem implementando — modelo ímpar de combate à pobreza e das assimetrias sociais — e pelos resultados obtidos nessas duas últimas décadas”.
“Enquanto representante de um dos países africanos que ainda não se reencontrou consigo mesmo, contamos e esperamos que o Brasil saiba partilhar esta tecnologia política com os nossos países, respeitando — como é óbvio — a soberania de cada Estado”, afirmou a embaixadora de Guiné-Bissau.
As deputadas Benedita da Silva (PT-RJ) e Janete Rocha Pietá (PT-SP) e o deputado Edson Santos (PT-RJ) também participaram do ato.
Para Benedita da Silva, “a visita dos embaixadores africanos das nações irmãs vem dar um relevo a todas as manifestações que estamos fazendo na Câmara dos Deputados no Dia Nacional da Consciência Negra”.
A deputada Janete Rocha Pietá ressaltou os avanços “significativos” obtidos pelo povo negro no Brasil nos últimos 10 anos e defendeu a integração. “Herdamos da África a diversidade cultural em seus vários aspectos e precisamos ter um olhar especial para o continente africano e incentivar a integração entre os países”.
De acordo com Edson Santos, a visita dos embaixadores africanos à Câmara “sinaliza a aproximação do Estado brasileiro com os países africanos”.
Diáspora – Dentre os eventos comemorativos da semana da Consciência Negra e numa iniciativa do deputado Luiz Alberto (PT-BA), presidente da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial, será realizado nesta semana, de 21 e 23 de novembro, na Bahia, o I Encontro África e Diáspora Africana. Diáspora é o nome que se dá ao fenômeno sociocultural e histórico que ocorreu em países além África devido à imigração forçada de africanos para fins escravagistas.
Gizele Benitz