Dia da Consciência Negra é celebrado na Câmara, e vitória de Lula é comemorada pelos participantes da sessão

Fotos: Gabriel Paiva

A luta histórica do povo negro, que tem em Zumbi dos Palmares seu maior ícone, foi retratada na sessão solene, desta segunda-feira (21), na Câmara dos Deputados, em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. Desigualdade, racismo, preconceito e a violência sofrida pela população negra brasileira motivaram a maioria das intervenções.

A homenagem foi uma iniciativa da bancada do Psol, subscrita pelo líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores, deputado Reginaldo Lopes (MG).

Ao se pronunciar representando a bancada petista, o deputado Vicentinho (PT-SP) disse que nesta data e diante da dura realidade que o povo negro ainda vive, “não podemos deixar morrer a memória de Zumbi dos Palmares e Dandara, pois foram eles e por eles que estamos aqui”.

Ele afirmou ainda que todas as vezes que se faz o enfrentamento diário do racismo que marca a pele e a alma do País, está se revivendo a luta dessas duas figuras emblemáticas da história brasileira.

“Assim como a humanidade reverencia e não esquece de Martin Luther King, Nelson Mandela, Ghandi e outros que lutaram por melhores condições de vida e dignidade, Zumbi e Dandara não podem ser esquecidos”, reiterou.

Resultados das urnas

Vicentinho conclamou a todos para refletirem sobre os resultados das urnas, em que aqueles que representam a maioria da população como negros, mulheres, trabalhadores têm baixa representação no Parlamento brasileiro, em comparação com os patrões, com os grandes empresários e representantes do agronegócio do País.

“Precisamos contribuir com a formação da nossa gente, senão, vamos comemorar hoje o Dia da Consciência Negra, mas amanhã podemos ver votarem retiradas de direitos dos negros, jovens, mulheres, dos povos indígenas”, alertou.

O parlamentar explicou que para que isso ocorra, a visão dos negros e negras precisa ser uma visão de classe, ou seja, da classe trabalhadora “porque senão a gente vai se iludir e efetivamente nos frustraremos em ver muitos deputados eleitos pelo povo, mas que não representam a vontade do povo”.

Em sua fala, Quener Chaves, representante do Movimento Negro Unificado, lembrou que entre inúmeras dívidas que o Brasil tem com o povo negro, a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva era uma delas. “A vitória de Lula foi uma vitória do povo negro. Nosso povo não deixou que a extrema direita assumisse e nos colocasse no abismo”, destacou.

Quener Chaves, do Movimento Negro.

Quener Chaves apontou o enfrentamento à violência contra as religiões de matrizes africanas e o extermínio da juventude negra como grandes desafios a serem enfrentados.

 

Discurso de Vicentinho na íntegra:

https://www.instagram.com/p/ClPJkXTD02i/

 

Benildes Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100