É a segunda menor taxa de desocupação desde o início da série histórica da PNAD Contínua, em 2012.
A taxa de desemprego no Brasil recuou para 6,4% no trimestre encerrado em setembro, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínuos (PNAD) divulgados nesta quinta-feira (31/10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é a segunda menor taxa de desocupação desde o início da série histórica da PNAD Contínua, em 2012, ficando atrás apenas do trimestre finalizado em dezembro de 2013 (6,3%), durante o governo da ex-presidenta Dilma Rousseff.
O País registra agora um recorde de 103 milhões de pessoas ocupadas, com aumentos de 1,2% no trimestre e 3,2% no ano. Parlamentares da Bancada do PT na Câmara celebraram o avanço do mercado de trabalho e os esforços do governo Lula na economia do país, ressaltando a melhoria das condições de vida dos brasileiros, especialmente para a população de baixa renda.
“Apenas em setembro, o Governo Lula gerou 247 mil novos postos de trabalho com carteira assinada, aumento de 21% em relação ao ano passado. Essa é a política do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, sem briga ou discurso de ódio, reconstruir o Brasil, criar oportunidades para todos e todas”, escreveu a presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR) em suas redes sociais.
Viram que o desemprego caiu para 6,4%? Esse é o menor índice da série histórica. Apenas em setembro, o Governo Lula gerou 247 mil novos postos de trabalho com carteira assinada, aumento de 21% em relação ao ano passado. Essa é a política do Partido dos Trabalhadores e das…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) October 31, 2024
Melhora de vida
“Um país que gera emprego e renda para o seu povo. Este é o Brasil que Lula está reconstruindo e que, há menos de dois anos, estava destruído”, afirmou o deputado Bohn Gass (PT-RS). Para ele é incontestável o “excelente” desempenho econômico do “nosso governo”. Ele ainda lembrou que nas outras duas gestões de Lula, também foi assim. “A tese da direita de que o PT quebraria o Brasil, era só mais uma mentira eleitoreira. Está provado: com Lula presidente, o Brasil cresce e o povo melhora de vida”.
Leia Mais: Efeito Lula: emprego industrial salta 82,5% em oito meses, com jovens em 71% das novas vagas
Desemprego cai pra 6,4%, a melhor marca em mais de uma década. O PIB segue crescendo. As exportações batem recorde. As reservas internacionais só aumentam.
Lembram que a direita dizia que @LulaOficial ia quebrar o Brasil? Pois é, era só mais uma mentira eleitoreira deles.— Bohn Gass (@BohnGass) October 31, 2024
A deputada Elisângela Araújo (PT-BA) também comemorou os dados positivos e garantiu que continuará lutando para que novos recordes sejam batidos para a melhoria da vida dos brasileiros e brasileiras. “É encorajador ver a taxa de desemprego cair para 6,4%, refletindo um desempenho positivo em nosso mercado de trabalho. Esse avanço, sem dúvidas, faz parte da determinação e dos investimentos realizados no governo do presidente Lula. A nossa missão é continuar a trabalhar em políticas que garantam não só empregos, mas a dignidade e os direitos dos trabalhadores, para que todos possam ter acesso a uma vida melhor”.
Para o deputado Kiko Celeguim (PT-SP) os números falam por si fazendo com que o Brasil cresça. Ele apontou que os números são frutos do compromisso do governo Lula com a criação de empregos e a valorização do trabalhador. “Quando o presidente fala que a colheita vem, ele se refere a resultados concretos como este: uma economia mais forte, mais carteiras assinadas, e mais dignidade para o nosso povo. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo, apoiando medidas que fortalecem o Brasil e reduzem as desigualdades. É para isso que fizemos o L, e é esse compromisso que nos motiva a seguir defendendo uma economia mais justa e oportunidades para todos”.
Taxas de Juros
O deputado Jorge Solla (PT-BA) destacou que apesar das altas taxas de juros mantidas pelo Banco Central, o que inibe os investimentos públicos para pagar especuladores do mercado financeiro, o governo federal tem conseguido encontrar caminhos para fazer o país crescer. “Os indicadores beiram quase o pleno emprego, o PIB supera as projeções pessimistas e o grau de investimento estrangeiro se tornou atrativos”.
Ele lembrou que o recorde, a menor taxa de desemprego também ocorreu em governo do PT, em 2013, já com a presidenta afastada injustamente, Dilma Rousseff. “Agora, com o presidente Lula, talvez devêssemos creditar esses dados positivos não à política econômica do governo, mas ao fator ‘sorte’. O Brasil, hoje, tem governo”.
Faz o “L”
O deputado Padre João (PT-MG) falou que foi para isto e muito mais que os brasileiros fizeram o “L”. “Com Lula, nível de emprego bate recorde atrás de recorde. A taxa de desemprego é a segunda menor da série histórica. Só perde para o trimestre de 2013, que foi de 6,3%. Outro recorde histórico: 103 milhões de brasileiros estão ocupados. Com Lula e o PT é assim: renda, emprego, desenvolvimento social e econômico”. Para ele o Brasil só não cresceu mais por causa das taxas de juros do Banco Central. “O BC é um agiota e joga contra o Brasil”.
“A queda da taxa de desemprego para 6,4% em setembro é mais uma grande vitória para o povo brasileiro. Esse é o caminho que o Brasil escolheu quando elegeu Lula: um governo comprometido com o desenvolvimento do país e que não deixa ninguém para trás. Estamos avançando com políticas, gerando emprego e dignidade para todos”, ressaltou o deputado Carlos Veras (PT-PE).
Leia Também:
Efeito Lula: desemprego cai a 6,4% no 3º trimestre, o menor da série do IBGE para o período
Lorena Vale