Derrota de Temer: projeto que arrocha funcionalismo público tem votação adiada na Câmara

plenario02082016

O governo interino e golpista de Michel Temer sofreu uma derrota na Câmara, nesta terça-feira (2), ao não ver aprovado o projeto de lei complementar (PLP 257/16) que estabelece a renegociação da dívida dos estados com a União e impõe restrições que estrangulam os governos estaduais.

O projeto, que enfrenta a oposição da bancada do PT desde a sua origem, penaliza uma parcela dos trabalhadores ao obrigar os entes federados a cumprir medidas de arrocho fiscal, em particular aquelas que determinam restrições com despesas com pessoal. O governo golpista queria aprovar a matéria a toque de caixa. No entanto, o adiamento para a próxima semana foi encaminhado por falta de entendimento dentro da própria base do governo interino.

“O governo Michel Temer, este governo golpista, entrou neste plenário para derrotar os trabalhadores e trabalhadoras, mas o adiamento já significa muito. Significa que o governo Temer já foi derrotado nesta tarde, significa que a mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras fez com que as incoerências, que esse projeto traz, fossem derrotadas”, comemorou a vice-líder da bancada do PT, deputada Maria Rosário (PT-RS), que fez questão de frisar que a bancada petista que votar a renegociando da dívida dos estados, mas sem condicionantes que prejudiquem os servidores públicos.

O vice-líder da Minoria, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), alertou que o governo de Michel Temer, até o momento, “não apresentou uma única medida para tirar dos mais ricos, dos que mais têm – só apresentou medida para sacrificar os mais pobres”. Zarattini ressaltou ainda que o adiamento na votação revela a complexidade do tema. “Nós estaremos, se aprovado este projeto, jogando o ônus da crise nas costas dos trabalhadores mais pobres deste País”, alegou.

Zarattini disse também que o Congresso Nacional não pode aprovar essa proposta. Ele argumentou que esse projeto encaminhado pelo governo golpista de Michel Temer vai estrangular os estados e levar à privatização de serviços essenciais. “Ele (o projeto) é um garrote sobre os Estados. Vai impedir o atendimento dos serviços públicos de saúde, de educação, de assistência social, de ciência e tecnologia em todo o País. Isso significa empurrar, como única solução, a privatização desses serviços”, condenou Zarattini.

Em seu discurso, o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) afirmou que o PLP 257 é danoso para o Estado brasileiro, para os estados e os municípios. “É lógico que nós somos a favor da renegociação da dívida, mas, para o equilíbrio fiscal, é preciso que os governadores e prefeitos possam, ao gerenciar o Estado ou Município, se organizar”, cobrou o petista. “Não podemos, nós, deputados federais, estabelecer uma tacada em cima dos servidores”, completou.

“Hoje o governo temerário, temporário, golpista tenta várias manobras para aprovar de roldão o PLP 257, que, ao tratar do refinanciamento das dívidas dos Estados, dos entes federados, pretende depositar a conta do ajuste fiscal sobre os ombros dos servidores públicos brasileiros”, acrescentou o deputado Givaldo Vieira (PT-ES).

“Trata-se de um projeto que embute ou intenciona embutir uma proibição, inicialmente por 2 anos, de que os servidores tenham qualquer tipo de aumento, reajuste ou qualquer valor que incorpore algo a mais ao seu salário. Proíbe nomeações em concursos, limita e invade o poder que os governadores e os Prefeitos têm de decidir o melhor para o governo para o seu Estado e sua cidade”, esclareceu Givaldo Vieira.

Já o deputado Waldenor Pereira (PT-BA) classificou a proposta do governo interino e golpista de “tiro mortal no coração dos servidores públicos do Brasil” ao prever a não concessão de reajustes, a suspensão de contratação de pessoal, a redução em 10% dos cargos de livre provimento, além da elevação da alíquota da contribuição previdenciária de 11% para 14%. “Nós não podemos apreciar este projeto. Nós votaremos contra esse projeto que afronta os interesses e os direitos trabalhistas do povo brasileiro”, garantiu o deputado baiano.

Benildes Rodrigues
Foto: Luiz Macedo/CD

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex