Com a presença de autoridades do governo brasileiro, de representantes de movimentos sociais, de integrantes da Frente Parlamentar de Combate à Fome da América Latina e do Caribe e de membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), deputados brasileiros relançaram nesta quarta-feira (8) a Frente Parlamentar da Segurança Alimentar e Nutricional. “Reafirmamos o nosso compromisso de viver o nosso ministério nessa luta do combate à fome, reduzindo as desigualdades, porque é situação vergonhosa uma pessoa ter que mendigar para ter acesso ao alimento”, disse Padre João (PT-MG), que vai coordenar a frente.
Padre João ressaltou que o Brasil é protagonista de uma luta pela segurança alimentar que atualmente envolve frentes parlamentares de 15 países da América Latina e do Caribe, além de países da CPLP, que inclui nações da África e também da Ásia, mais especificamente o Timor-Leste. “Trata-se de um conjunto de ações iniciadas pelo presidente Lula no combate à fome. E hoje podemos dizer que, no Brasil, avançamos com um conjunto de políticas e de programas para combater esse problema”.
Integrante da Frente, o deputado Nilto Tatto (PT-SP) ressaltou o grande marco atingido pelo Brasil: sair do mapa mundial da fome. “Queremos agora alimento de qualidade. Ter acesso a uma boa nutrição passa pela garantia da diversidade alimentar que construímos ao longo do tempo”.
O deputado João Daniel (PT-SE) lembrou que há poucos anos era comum brasileiros morrerem do fome, situação que foi revertida a partir da chegada do ex-presidente Lula ao poder. “Lula deu dignidade e cidadania ao povo”, ressaltou.
O deputado Zé Carlos (PT-MA) destacou que foram os governos do PT que mais trabalharam para dar qualidade de vida aos brasileiros. “E vamos avançar ainda mais para, um dia, chegarmos a uma situação de total segurança alimentar”.
Também participaram do lançamento os deputados Bohn Gass (PT-RS) e Angelim (PT-AC), além do ex-deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), que foi referência no Parlamento em temas de combate à fome e à miséria no País.
PT na Câmara
Foto: Salu Parente
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara