Deputados pedem ações contra seca na Bahia e citam perseguição política

O deputado Caetano (PT-BA) informou em plenário nesta quarta-feira (4) que dos 417 munícipios baianos, 226 estão em estado de emergência decretado pelo governo em função da seca. “Mais da metade dos municípios da Bahia estão vivendo um período difícil de seca. Em muitas cidades não chove há 5, 6, 7 anos. Eu sei o que é isso, porque eu sou sertanejo. Isso significa poeira e sol quente o dia todo. Mato seco, animais com sede e a população passando necessidade, porque fica difícil encontrar água”.

Essa situação, segundo Caetano, melhorou muito com o programa Água para Todos, feito pelos Governos Lula e Dilma, mas hoje a situação é de emergência. “E para piorar essa situação, o governo Temer reduziu, em muitos municípios, 50% dos carros-pipas. Por isso, estou aqui fazendo um apelo a esta Casa e ao governo federal que mandem de volta esses carros-pipas”.

Para Caetano, não é possível, num momento como este, o governo Temer ficar insensível, porque o governo do estado é de um partido diferente do partido do prefeito de Salvador, ACM Neto, que é aliado do governo federal. “Já não deixam o governo estadual receber o empréstimo de R$ 600 milhões, que está aprovado no Banco do Brasil, e não é liberado para o estado”, denunciou.

O deputado Walmir Assunção (PT-BA) também reforçou, em plenário, o apelo pela volta dos carros-pipas. “Quem está sofrendo com essa perseguição política são os mais carentes, que estão nessa região castigada pela seca”, lamentou. Walmir Assunção disse que não é mais possível que em pleno século XXI haja essa política equivocada e mesquinha de perseguição. “É um absurdo o governo federal e o DEM impedirem o govenador do nosso estado, Rui Costa (PT), de receber esse empréstimo. Já está tudo pronto e assinado, tudo regular, mas por serem de outro partido estão inviabilizando essa liberação”, denunciou.

Foto: Gustavo Bezerra

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também