Parlamentares da Bancada do PT na Câmara ocuparam a Tribuna nesta terça-feira (7) para manifestar apoio à presidenta Dilma Rousseff em função dos ataques golpistas proferidos contra ela pelo PSDB. Deputados foram enfáticos na defesa da democracia e criticaram os que tentam desestabilizar o país.
O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) repudiou o que chamou de “sanha golpista” da oposição e afirmou que é preciso denunciar a tentativa de golpe e lutar pela democracia no Brasil. “Essa atitude da oposição só faz incentivar aquela mentalidade fascista, aquela mentalidade antipolítica e antidemocrática que, vez ou outra na história deste País aflora, redundando nos piores momentos da nossa história, como quando houve a morte de Getúlio Vargas e o golpe de 64”.
Para o deputado Paulão (PT-AL), os tucanos “não compreendem” as legítimas regras democráticas do Brasil. “O senador Aécio Neves (PSDB-MG), por exemplo, não compreende esse processo e fica utilizando a futurologia. Então, é necessário a gente discutir e verificar a importância da democracia”, disse.
Na avaliação do deputado Zeca Dirceu (PT-PR) o PSDB tenta “dar um golpe” na democracia do Brasil “inconformado” pela derrota nas urnas. “Chega a ser patética a atitude da grande maioria das lideranças do PSDB, que tentam buscar em pequenos detalhes técnicos e jurídicos argumentos para patrocinar um verdadeiro golpe à democracia do nosso País. Reafirmo apoio à presidenta Dilma, à minha luta junto ao Partido dos Trabalhadores e, principalmente, o meu apoio à democracia. O PSDB não se conforma com a vontade expressa pela maioria do povo brasileiro e tentar criar um clima de desestabilização, que não é bom para o país”.
A deputada Erika Kokay (PT-DF) lembrou que no governo de FHC havia “desemprego estrutural” e as iniciativas bem sucedidas do governo do PT estão mudando esta realidade. “Esses quatro anos e meio do mandato da presidenta Dilma têm se caracterizado pela defesa da renda e do emprego. Isso é fundamental e os tucanos precisam aprender com esses exemplos”, afirmou.
Gizele Benitz
Fotos: Agência Câmara/PT na Câmara