Deputados do PT protestam contra cancelamento de três mil convênios da Funasa

Os deputados Carlos Zarattini (PT-SP) e Jorge Solla (PT-BA) protestaram em plenário nesta terça-feira (4) contra o cancelamento de mais de três mil convênios da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) com prefeituras e estados em todo o País. “Não passa uma semana que o governo Bolsonaro não faz um estrago, uma destruição das políticas públicas”, lamentou Jorge Solla.

“Esse governo é uma verdadeira bagunça, mas fazer bagunça se fosse somente entre eles não teria problema. O problema é que estão afetando a vida e o interesse de centenas, talvez milhares de municípios”, completou Zarattini, que é líder da Minoria no Congresso.

Os parlamentares explicaram que o cancelamento dos convênios vai afetar a população mais pobre, dos pequenos distritos e da zona rural que seria beneficiada com acesso a um sistema simplificado de abastecimento de água. “É um absurdo o que estão fazendo, mais um absurdo deste governo”, frisou Solla.

E Zarattini destacou que o governo resolveu cancelar os empenhos da Funasa de 2017 e de 2018. “O governo Bolsonaro, com a maior cara de pau baixa uma portaria — portaria que deveríamos chamar de porcaria — e cancela os empenhos da Funasa”, criticou.

Os deputados lembraram que destes 3 mil convênios cancelados, a maioria das prefeituras já tinha investido em projetos. “Apostaram nas soluções hídricas e estão sendo roubadas por este governo”, protestou Solla.

“Nós estamos com vários prefeitos já batendo à nossa porta, reclamando. Isso tem que ser revertido”, afirmou Zarattini. Ele adiantou ainda que amanhã (5), na discussão de um pedido de abertura de crédito da ordem de R$ 248,9 bilhões (PLN 4/2019), vai tratar desse assunto.

Saneamento

O deputado Joseildo Ramos (PT-BA) também criticou o cancelamento dos convênios da Funasa. Ele explicou que esses convênios estavam relacionados a obras para tratar os resíduos sólidos, ou a abastecimento de água, ou a esgotamento sanitário, principalmente em Regiões Metropolitanas e em arranjos regionais. “Esses importantes investimentos iriam gerar, além de bem-estar e prevenção da saúde, oportunidades num momento dificílimo de depressão da nossa economia”, afirmou.

Foto – Gustavo Bezerra

Na avaliação do deputado Joseildo, o governo, ao mesmo tempo em que pretende abrir o mercado do saneamento para a iniciativa privada, com a intenção de transferir ou deslocar renda para o setor privado, da ordem de R$ 460 bilhões, cancela, esses convênios. “É uma situação trágica! Sem os convênios, milhares e milhares de brasileiros vão ficar desassistidos”, lamentou.

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex