Os deputados cearenses da bancada do PT na Câmara, José Guimarães, José Aírton Cirilo (na foto) e Odorico Monteiro lembraram nesta quarta-feira (8) a história e o legado do ex-deputado e ex-presidente da Câmara, Paes de Andrade. O reconhecimento foi feito durante sessão solene em homenagem póstuma ao ex-deputado, falecido aos 88 anos no último mês de junho.
“Ele foi um conselheiro. Um homem que exerceu a sua vida pública com ética e com compromisso com o Brasil. Paes de Andrade será sempre referência para todos nós. Fica aqui o nosso reconhecimento e do governo da presidenta Dilma a esse homem que tanto serviu ao Brasil. A democracia brasileira talvez não seria a mesma sem a mão firme, a mente e o coração de Paes de Andrade”, observou José Guimarães, Líder do Governo na Câmara.
Ao falar na solenidade em nome das Bancadas do PT e do Ceará, o deputado José Aírton Cirilo lembrou que o homenageado foi ex-presidente interino do Brasil e presidiu a Câmara no período da ditadura militar. Para o petista, Paes de Andrade foi uma figura pública que merece o reconhecimento do povo brasileiro.
“Paes foi uma grande referência de pai, amigo e figura pública extraordinária. A minha geração, e muitos outros, se referenciaram politicamente na figura combativa, aguerrida, do homem corajoso que deu essa contribuição extraordinária ao Brasil”, disse José Aírton.
“A história e a vida pública de Paes de Andrade devem servir de inspiração a todos nós parlamentares. Honrar sua memória significa dar continuidade à sua luta em favor da democracia, das liberdades, da justiça social, contra todos os tipos de violações de direitos humanos e de desmandos de regimes totalitários e opressores”, ressaltou o deputado Odorico, um dos autores do requerimento que promoveu a sessão solene.
Benildes Rodrigues
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara