Deputados comemoram nas redes decisão do STF de barrar golpismo de Cunha

dilmafica

Diversos parlamentares da Bancada do PT usaram suas contas nas redes sociais para saudar e comemorar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que barrou o rito estabelecido por Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, para constituir a comissão especial que analisará o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A decisão da maioria dos ministros do Supremo impede voto secreto, rejeita comissão de Cunha e admite poder do Senado para barrar o processo.

“O STF derrubou na tarde de hoje o golpe do impeachment inventado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e determinou que a eleição da comissão do impeachment, feita por votação secreta e autorizando uma chapa alternativa, seja refeita. A maioria dos ministros também votou favoravelmente a que o Senado tenha o poder de arquivar uma eventual abertura do processo de impeachment iniciado pela Câmara”, explicou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) em sua página no Facebook.

Também pelas redes sociais, o deputado Wadih Damous (PT-RJ) classificou a vitória de “acachapante”. “Hoje a democracia foi reafirmada aqui no Supremo Tribunal Federal, o estado de direito foi consolidado”, comemorou o parlamentar fluminense. Para ele, o processo que leva ao impedimento do presidente da República deve estar cercado das garantias do devido processo legal. “O que o Supremo Tribunal Federal declarou em alto e bom som é que o impeachment não pode ser um golpe disfarçado. O impeachment é cercado das garantias de ampla defesa, do princípio do contraditório”, afirmou.

O deputado paulista Paulo Teixeira (PT) também fez questão de manifestar o seu contentamento com a decisão da Suprema Corte. “Essa semana não foi boa para os inconformados com os resultados de 2014. O Supremo Tribunal Federal acaba de garantir o rito democrático. Eleições abertas, indicação dos membros pelos partidos e admissibilidade do Senado”, destacou.

Lembrou ainda o deputado que o líder da sanha golpista, deputado Eduardo Cunha, sofreu derrotas significativas ao longo desta semana. “Um dos líderes do impeachment, Eduardo Cunha, teve uma vida infernal. O Ministério Público mostrou que ele tem inúmeras contas no exterior regadas com recursos da Petrobras”, disse Paulo Teixeira.

“Primeiro, as manobras construíram um dia de luto. Quarta-feira (16), o povo construiu um dia de Luta. Hoje [quinta-feira], a Justiça marcou um dia de vitória”, comentou o deputado Assis Carvalho (PT-PI) em sua conta no Twitter.

Na mesma linha, a deputada Erika Kokay (PT-DF) postou: “Dias difíceis para os golpistas. STF decide que, ao contrário do que Cunha quer, votação para formação da comissão de impeachment terá que ser aberta, que a Câmara autoriza, mas Senado decide se instaura impeachment e que não poderá haver chapa avulsa na formação da comissão especial do impeachment”, reiterou.

Para a deputada Margarida Salomão (PT-MG), o STF colocou “ordem e derrotou a sanha golpista da oposição”. Já o deputado Ságuas Moraes (PT-MT) classificou a decisão de “justa e adequada”.

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex