Nesta semana da mulher, o deputado federal Reimont (PT-RJ) apresentou, nessa quarta-feira (6/3), projeto de lei para incentivar a inserção de mulheres com mais de 50 anos no mercado de trabalho. O PL foi protocolado sob o número 609/2024.
“A discriminação de gênero e de idade são desafios persistentes no mercado de trabalho brasileiro, criando um ambiente desfavorável para as mulheres com idade superior 50 anos”, defende o deputado, que é vice-líder do PT na Câmara.
“Ao marginalizá-las, a sociedade aprofunda desigualdades inaceitáveis. Essas mulheres possuem uma riqueza de habilidades, perspectivas e conhecimentos que podem enriquecer as empresas e impulsionar o crescimento econômico, se lhes forem dadas oportunidades justas e igualitárias”, afirma Reimont.
Força feminina
O projeto reúne ações tanto de inserção como de reinserção da força feminina no mercado de trabalho. Os eixos tratam de temas como desoneração das empresas, financiamento para empreendedoras, incentivo à qualificação profissional e apoio à conciliação entre trabalho e cuidado.
Os dados do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam um Brasil cada vez com maior proporção de mulheres e idosos. A questão é tanto mais urgente quando consideramos que mais de 40% das famílias brasileiras são chefiadas por mulheres, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Mas as mulheres com 50 anos ou mais representam apenas 1,4% do quadro funcional das empresas brasileiras e sofrem as maiores taxas de desemprego, especialmente as mães de crianças de até três anos.
Os dados mostram a urgência de projetos voltados para as mulheres 50+, que formam o segmento mais prejudicado nas relações do trabalho.
Assessoria de Comunicação deputado Reimont