O deputado Paulão (PT-AL) utilizou a tribuna da Câmara nesta semana para prestar solidariedade ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por conta dos ataques que vem sofrendo de parlamentares da extrema direita brasileira, que já apoiaram ou participaram de ataques a instituições democráticas brasileiras. Durante seu pronunciamento, o petista destacou que Moraes sempre “agiu de forma correta em defesa da democracia”, e que as decisões do magistrado a frente do inquérito das fake news, ou contra ações de bolsonaristas que tentaram desacreditar o processo eleitoral e dar um golpe em 8 de janeiro de 2023 contra o presidente eleito (Lula), sempre tiveram respaldo tanto do STF quanto do TSE.
“Manifesto a nossa solidariedade ao ministro Alexandre de Moraes, que agiu de forma correta em defesa da democracia. Agora, nesta Casa e no Palácio (na época do Bolsonaro) estava instalado o “gabinete do ódio”, que depredou prédios, que atentou contra a democracia”, destacou Paulão.
Blogueiros golpistas
O parlamentar elogiou ainda a mais recente decisão de Alexandre de Moraes, que expediu um novo mandado de prisão contra os blogueiros bolsonaristas Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio. O magistrado atendeu ao pedido da Polícia Federal, que pediu a prisão dos dois blogueiros por disseminarem fake news contra policiais federais que atuam em investigações determinadas pelo STF.
“De forma corajosa, o ministro Alexandre de Moraes expede mais duas ordens de prisão, de marginais bolsonaristas que não respeitam a democracia”, destacou.
Sobre as acusações de setores da mídia e bolsonaristas, colocando em dúvida a conduta de Alexandre de Moraes a frente dos inquéritos das fake news e contra apoiadores do golpe de 8 de janeiro, Paulão destacou que todas as atitudes do ministro do STF ao pedir relatórios ao TSE sobre a ação de bolsonaristas nas redes foram legais e autorizadas pela própria corte eleitoral.
“A decisão do ministro Alexandre de Moraes teve todo o apoio do Pleno do TSE. E o TSE tem poder investigativo sim, em defesa da democracia”, explicou.
Leia Mais: Soberania: ataques a Moraes foram feitos com robôs
Barulho bolsonarista
Em relação ao pedido de impeachment impetrado por parlamentares bolsonaristas contra o ministro Alexandre de Moraes no Senado, Paulão afirmou que a ação tem destino certo: o arquivo.
“Quando é solicitada CPI para cassar o ministro Alexandre de Moraes através do Senado, tenho certeza absoluta de que o presidente do Senado, advogado, ex-integrante da OAB de Minas Gerais e da OAB Federal, não vai escutar essa cantilena que nós não aguentamos mais, de bolsonaristas frustrados que não respeitam a democracia”, ressaltou.
Héber Carvalho