Deputado Mineiro apresenta emendas à MP do PAA

Deputado Mineiro. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado federal Fernando Mineiro (PT-RN) apresentou emendas à medida provisória (MP 1.166/2023), que institui o Institui o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os documentos foram elaborados pelo Núcleo Agrário do PT no Congresso Nacional. O PAA é um dos mais importantes instrumentos no combate à fome e insegurança alimentar, valorizando a agricultura familiar, inclusive, de povos indígenas, quilombolas e da população preta.

Criado em 2003, ainda no primeiro mandato do presidente Lula, o PAA permite que o governo federal compre produtos da agricultura familiar sem necessidade de licitação e faça a distribuição para instituições que atendem grupos em situação de vulnerabilidade social, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos, hospitais e presídios.

As compras são feitas por estados e municípios ou por meio da Campanha Nacional de Abastecimento (Conab), com recursos federais e terá orçamento inicial de R$ 500 milhões.

Incentivo a produtores

Mineiro propõe que haja um acréscimo de até 20% nos preços quando for comprovado que os agricultores familiares estejam em situação de pobreza ou pobreza extrema. Segundo o parlamentar, a medida será fundamental tanto para criar as condições de viabilização produtiva desses segmentos quanto para o enfrentamento da condição destes agricultores.

Outra emenda apresentada pelo parlamentar pretende incentivar o fomento à produção sustentável, ao processamento de alimentos, à industrialização e à geração de renda, especialmente, para os segmentos em situação de pobreza e extrema pobreza, promovendo inclusão econômica e social.

O parlamentar ainda apresentou emenda para a formação de estoques públicos com os alimentos adquiridos pelo programa, além de prever punição aos gestores que não cumprirem as metas estabelecidas na LDO.

 

Assessoria de Comunicação deputado Mineiro

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também