Retrospectiva 2024
Neste ano, o Rio Grande do Sul enfrentou sua maior tragédia climática. As chuvas de maio destruíram cidades e afetaram milhares de gaúchos. O mandato do deputado Marcon (PT-RS) trabalhou desde o primeiro momento, junto com o presidente Lula e todo o governo. Mais de R$ 100 bilhões já foram investidos na reconstrução do RS. “Programas foram criados como o Auxílio Reconstrução e outros já existentes foram antecipados para garantir que nosso povo tivesse condições de se reerguer”, afirma o parlamentar, que coordena a Bancada Gaúcha no Congresso Nacional.
Marcon é autor do PL 3117/2024, que garante condições mínimas para micro, pequenos e médios empresários, produtores rurais e agricultores familiares afetados pela tragédia possam continuar suas atividades.
Leia Mais: Bancada Gaúcha recebe propostas de entidades no RS
Bancada Gaúcha e participação
Em 2024, o deputado Marcon cumpriu a função de coordenar a Bancada Gaúcha, com seus 31 deputados e 3 senadores. Com o lema “O Povo Gaúcho no Congresso Nacional”, o principal foco da sua atuação foi de aproximar as ações da Bancada à população do Rio Grande.
Diante da catástrofe climática que atingiu o estado, a Bancada trabalhou com os governos federal e estadual, em diálogo constante com todos os poderes para agilizar a liberação dos recursos e para ações rápidas de socorro ao povo gaúcho. “Foram mais de 40 indicações feitas, como a suspensão dos vencimentos das parcelas do FIES, do Minha Casa, Minha Vida, do Pronampe e a antecipação da restituição do IRPF para o povo gaúcho”, destaca Marcon.
E na primeira semana de novembro, a coordenação da Bancada Gaúcha reuniu mais de 80 entidades na Assembleia Legislativa do RS para acolher as demandas para o orçamento de 2025.
Assessoria de comunicação do deputado Marcon