Valdir Pires, ex-governador da Bahia e defensor da transparência na administração pública, foi um dos homenageados na Câmara.
A Câmara dos Deputados sediou sessão solene para a entrega do Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2024, uma honraria promovida pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), nesta terça-feira (10/12). O prêmio tem como objetivo reconhecer as melhores experiências na busca por transparência e fiscalização na gestão dos recursos públicos no Brasil.
O deputado Joseildo Ramos (PT-BA), presidente da comissão, destacou a importância da transparência na administração pública. “A ideia de criarmos o Prêmio Transparência surgiu em 2001, durante os trabalhos do Primeiro Seminário Nacional de Fiscalização e Controle. Naquela ocasião, as informações revelaram práticas ilegais na gestão dos recursos públicos, exigindo uma reação firme da sociedade”, afirmou.
Ramos enfatizou que, embora existam diversos órgãos de controle, “a sociedade não pode se eximir de promover um cuidadoso acompanhamento da aplicação desse patrimônio, que é fruto do recolhimento de impostos pagos por todos os cidadãos”.
O prêmio deste ano também homenageou Valdir Pires, ex-governador da Bahia e defensor da transparência na administração pública, indicado por Joseildo Ramos.
“Estamos certos de que o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública, ao identificar e enaltecer as boas práticas, contribui para promover a cultura do uso correto dos recursos públicos no nosso país”, ressaltou o parlamentar.
Agraciados
Os agraciados deste ano incluem o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá na categoria governamental estadual, o prefeito de Amargosa (BA), Júlio Pinheiro dos Santos Júnior, na categoria governamental municipal, e a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, na categoria sociedade civil.
Direitos Humanos
O deputado ainda ressaltou a relevância da data da cerimônia, que coincide com o Dia Internacional dos Direitos Humanos. “A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que hoje completa 76 anos, estabelece um rol de direitos inerentes à pessoa humana. O artigo 21, que trata dos direitos políticos, dialoga com a participação cidadã, essencial para a concretização dos direitos proclamados”, disse.
“Primeiro, dizer que essa comissão, ela trata do âmago do dever de cada deputado e de cada deputada desta Casa: Fiscalização financeira e controle. E a gente vai buscar exemplo onde ele estiver morando. E a vida de Valdir Pires é a casa desse exemplo, quando foi secretário de… pic.twitter.com/ORXT3oB2NE
— PT na Câmara (@PTnaCamara) December 10, 2024
Lorena Vale