Deputado do PT é alvo de atentado praticado por bolsonarista em Minas Gerais

Deputado Paulo Guedes. Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados-Arquivo

O deputado Paulo Guedes (PT-MG) foi alvo de um atentado a bala, por volta das 21h, na noite desse domingo (25), no município de Montes Claros (MG), onde fazia campanha política. Nas redes sociais, Guedes denunciou que um policial militar bolsonarista à paisana atirou três vezes no carro de som em que ele estava. Ninguém foi atingido.

“Acabei de sofrer um atentado. Bolsonarista disparou três tiros contra o carro de som em que eu estava, durante carreata em Montes Claros. Até onde vai esse ódio?”, questionou. Apoiadores do candidato à reeleição seguiram o veículo em que estava o autor dos disparos que parou em uma rua escura. Além do motorista, um casal que estava no veículo do suspeito também foi preso.

Por ser um crime de viés eleitoral contra um deputado, Paulo Guedes acionou a Polícia Federal. “Não vamos sair da frente da viatura enquanto a PF não chegar”, disse. “Até onde vai esse ódio? Bolsonaro mata”, acrescentou. Em outro vídeo, o deputado reclama da demora da Polícia Federal em atendê-lo em frente à delegacia da instituição em Montes Claros. Em frente ao órgão estava parada a viatura da PM com os três suspeitos.

Este é o segundo ataque registrado pela equipe do deputado. Na última sexta-feira (23), uma equipe da campanha de Paulo Guedes que fazia bandeiraço e entrega de santinhos do candidato foi hostilizada por um homem que deu tiros para o alto também em Montes Claros. Eles também foram ameaçados e chamados de “cambada de ladrão”. O caso foi registrado em boletim de ocorrência. O suspeito do ataque também é um policial militar.

Repercussão

Os parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram suas redes sociais para denunciar o atentado e se solidarizam com o companheiro de bancada. “O que aconteceu ontem foi muito sério. A violência política no Brasil precisa ser vista com mais atenção pela sociedade. Tentaram matar um deputado do PT. Esse crime não pode ficar impune”, afirmou o líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG).

A presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR) destacou que é preciso punir os culpados. “Solidariedade deputado Paulo Guedes. Esse ódio e essa violência tem de parar. Estamos juntos pra apurar os fatos e punir os culpados”.

O líder da Minoria na Câmara, deputado Alencar Santana (PT-SP), cobrou providências do presidente da Câmara, Arthur Lira, e da Polícia Federal. “Minha total solidariedade ao colega de bancada deputado Paulo Guedes diante do atentado que ele sofreu, para o qual já cobrei providências do presidente da Câmara e da Polícia Federal. Força, Paulo Guedes (o nosso Paulo Guedes, do bem)”.

Também se manifestaram em suas contas no Twitter os parlamentares:

 

Airton Faleiro (PA) – “Minha solidariedade ao deputado federal Paulo Guedes que teve seu trio elétrico atingido hoje por tiros em Montes Claros (MG). Felizmente ninguém atingido. O ódio, a intimidação e a violência não prevalecerão! Vamos derrotar o fascismo”.

Bohn Gass (RS) – “Exigimos que o bolsonarista que disparou três tiros contra o carro do deputado Paulo Guedes fique preso preventivamente. Primeiras informações dão conta de que se trata de um policial militar de Montes Claros/MG, cidade onde ocorreu o atentado”.

Carlos Veras (PE) – Minha solidariedade ao companheiro de bancada Paulo Guedes, que sofreu um atentado a bala praticado por um bolsonarista em Montes Claros (MG). Não podem ficar impunes. Este país não aguenta mais tanta violência! PT na Câmara com CUT.

Jorge Solla (BA) – “Toda nossa solidariedade ao companheiro deputado Paulo Guedes. Mais uma tentativa de atentado político contra um líder de esquerda. Bolsonarismo não é política, é grupamento terrorista”.

Leo de Brito (AC) – “Minha solidariedade ao meu companheiro de bancada deputado Paulo Guedes que foi vítima de um atentado realizado por um PM bolsonarista em Montes Claros. O bolsonarismo é uma máquina de mentiras e violência”.

Leonardo Monteiro (MG) – “Toda solidariedade ao dep. Federal Paulo Guedes, que teve o trio elétrico atingido por tiros na carreata em Montes Claros. Graças a Deus ninguém foi atingido. Que o responsável seja identificado e punido com o rigor da Lei. O amor vencerá o ódio. Fascistas não passarão”.

Luizianne Lins (CE) – Nossa total solidariedade ao companheiro de bancada na Câmara Paulo Guedes, vítima de atentado a tiros em ato de campanha em MG. Não nos calaremos. Seguiremos ocupando os espaços. Esse ódio vai acabar!

Maria do Rosário (RS) – “Minha solidariedade ao deputado Paulo Guedes, vítima de atentado agora a noite em Montes Claros, Minas Gerais. O Fascismo precisa ter um fim. Chega de violência política. O autor do atentado já foi identificado e precisa responder à justiça. Força companheiros e companheiras”.

Natália Bonavides (RN) – “Minha irrestrita solidariedade ao deputado Paulo Guedes (PT-MG), que escapou de 3 tiros durante ato de campanha. Fascistas não nos intimidarão! Seguiremos ocupando as ruas e as redes contra a escalada autoritária e pra fazer triunfar o Brasil que respeite a democracia”.

Nilto Tatto (SP) – “Toda solidariedade ao nosso querido deputado Federal, Paulo Guedes, mais uma vítima do ódio bolsonarista. Felizmente não houve feridos”.

Odair Cunha (MG) – “Toda minha solidariedade ao companheiro Deputado Paulo Guedes que sofreu atentado por parte de bolsonaristas. Um ato de covardia. Pois é isso que eles são, além de vis e desprezíveis, são covardes”.

Patrus Ananias (MG) – “Manifestamos nosso repúdio ao ato de violência relatado pelo companheiro deputado Paulo Guedes em Montes Claros. A ele e aos militantes e apoiadores a nossa solidariedade. Somos da paz, do amor, da democracia, sempre. Nada nos fará mudar. Chega de ódio”.

Pedro Uczai (SC) – “Solidariedade, companheiro! Força aí. Estamos juntos”.

Rogério Correia (MG) – “Toda solidariedade ao deputado Paulo Guedes que sofreu atentado a tiros em MOC por bolsonaristas desesperados que tentam ameaçar nossas campanhas”.

Valmir Assunção (BA) – “Solidariedade ao companheiro deputado Paulo Guedes. Ele sofreu um atentado em Minas Gerais: um fascista disparou três tiros contra o carro do som em que ele discursava. Não nos calarão”.

Vicentinho (SP) – “Solidariedade ao companheiro deputado Paulo Guedes do PT-MG, que agora pouco atentaram contra sua vida e demais pessoas, durante ato de campanha. Absurdo! Força meu irmão! Siga firme na luta e vamos juntos em defesa da democracia, compartilhando amor e respeito”.

Waldenor Pereira (BA) – “Minha total solidariedade ao deputado Paulo Guedes (PT/MG) que sofreu um atentado a tiros em Montes Claros na noite deste domingo. Fascistas tentam nos intimidar e mancham a história do Brasil. É urgente a prisão destes criminosos. Democracia não é lugar de terrorista”.

 

Lorena Vale, com Congresso em Foco

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também