O deputado Paulo Guedes (PT-MG) foi alvo de um atentado a bala, por volta das 21h, na noite desse domingo (25), no município de Montes Claros (MG), onde fazia campanha política. Nas redes sociais, Guedes denunciou que um policial militar bolsonarista à paisana atirou três vezes no carro de som em que ele estava. Ninguém foi atingido.
“Acabei de sofrer um atentado. Bolsonarista disparou três tiros contra o carro de som em que eu estava, durante carreata em Montes Claros. Até onde vai esse ódio?”, questionou. Apoiadores do candidato à reeleição seguiram o veículo em que estava o autor dos disparos que parou em uma rua escura. Além do motorista, um casal que estava no veículo do suspeito também foi preso.
URGENTE: SD PM Dhiego Souto de Jesus, policial militar da ativa, esse é o nome do autor dos disparos que consta no boletim de ocorrência. Preciso falar mais nada. #BolsonaroMata
— Paulo Guedes do Lula 1378 (@deppauloguedes) September 26, 2022
Por ser um crime de viés eleitoral contra um deputado, Paulo Guedes acionou a Polícia Federal. “Não vamos sair da frente da viatura enquanto a PF não chegar”, disse. “Até onde vai esse ódio? Bolsonaro mata”, acrescentou. Em outro vídeo, o deputado reclama da demora da Polícia Federal em atendê-lo em frente à delegacia da instituição em Montes Claros. Em frente ao órgão estava parada a viatura da PM com os três suspeitos.
TOTAL FALTA DE RESPEITO. Parece que querem nos deixar exaustos. Não vamos arredar o pé. Terão de ser presos sim!!! O povo merece saber o nome dessas pessoas, são uma ameaça para quem pensa diferente deles. pic.twitter.com/sU2OWO3dY4
— Paulo Guedes do Lula 1378 (@deppauloguedes) September 26, 2022
Este é o segundo ataque registrado pela equipe do deputado. Na última sexta-feira (23), uma equipe da campanha de Paulo Guedes que fazia bandeiraço e entrega de santinhos do candidato foi hostilizada por um homem que deu tiros para o alto também em Montes Claros. Eles também foram ameaçados e chamados de “cambada de ladrão”. O caso foi registrado em boletim de ocorrência. O suspeito do ataque também é um policial militar.
Repercussão
Os parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram suas redes sociais para denunciar o atentado e se solidarizam com o companheiro de bancada. “O que aconteceu ontem foi muito sério. A violência política no Brasil precisa ser vista com mais atenção pela sociedade. Tentaram matar um deputado do PT. Esse crime não pode ficar impune”, afirmou o líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG).
O que aconteceu ontem foi muito sério. A violência política no Brasil precisa ser vista com mais atenção pela sociedade. Tentaram matar um deputado do PT. Esse crime não pode ficar impune. https://t.co/ywFoSjsc6m
— Reginaldo Lopes 1312 🇧🇷 (@ReginaldoLopes) September 26, 2022
A presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR) destacou que é preciso punir os culpados. “Solidariedade deputado Paulo Guedes. Esse ódio e essa violência tem de parar. Estamos juntos pra apurar os fatos e punir os culpados”.
Solidariedade deputado Paulo Guedes. Esse ódio e essa violência tem de parar. Estamos juntos pra apurar os fatos e punir os culpados. #bolsonaromata https://t.co/6NAqk8ZW1U
— Gleisi Hoffmann 1313 (@gleisi) September 26, 2022
O líder da Minoria na Câmara, deputado Alencar Santana (PT-SP), cobrou providências do presidente da Câmara, Arthur Lira, e da Polícia Federal. “Minha total solidariedade ao colega de bancada deputado Paulo Guedes diante do atentado que ele sofreu, para o qual já cobrei providências do presidente da Câmara e da Polícia Federal. Força, Paulo Guedes (o nosso Paulo Guedes, do bem)”.
Minha total solidariedade ao colega de bancada @deppauloguedes diante do atentado que ele sofreu, para o qual já cobrei providências do presidente da Câmara e da Polícia Federal.
Força, Paulo Guedes (o nosso Paulo Guedes, do bem)! ✊🏾✊🏾
— Deputado Alencar Santana – #1358 (@AlencarBraga13) September 26, 2022
Também se manifestaram em suas contas no Twitter os parlamentares:
Airton Faleiro (PA) – “Minha solidariedade ao deputado federal Paulo Guedes que teve seu trio elétrico atingido hoje por tiros em Montes Claros (MG). Felizmente ninguém atingido. O ódio, a intimidação e a violência não prevalecerão! Vamos derrotar o fascismo”.
Bohn Gass (RS) – “Exigimos que o bolsonarista que disparou três tiros contra o carro do deputado Paulo Guedes fique preso preventivamente. Primeiras informações dão conta de que se trata de um policial militar de Montes Claros/MG, cidade onde ocorreu o atentado”.
Carlos Veras (PE) – Minha solidariedade ao companheiro de bancada Paulo Guedes, que sofreu um atentado a bala praticado por um bolsonarista em Montes Claros (MG). Não podem ficar impunes. Este país não aguenta mais tanta violência! PT na Câmara com CUT.
Jorge Solla (BA) – “Toda nossa solidariedade ao companheiro deputado Paulo Guedes. Mais uma tentativa de atentado político contra um líder de esquerda. Bolsonarismo não é política, é grupamento terrorista”.
Leo de Brito (AC) – “Minha solidariedade ao meu companheiro de bancada deputado Paulo Guedes que foi vítima de um atentado realizado por um PM bolsonarista em Montes Claros. O bolsonarismo é uma máquina de mentiras e violência”.
Leonardo Monteiro (MG) – “Toda solidariedade ao dep. Federal Paulo Guedes, que teve o trio elétrico atingido por tiros na carreata em Montes Claros. Graças a Deus ninguém foi atingido. Que o responsável seja identificado e punido com o rigor da Lei. O amor vencerá o ódio. Fascistas não passarão”.
Luizianne Lins (CE) – Nossa total solidariedade ao companheiro de bancada na Câmara Paulo Guedes, vítima de atentado a tiros em ato de campanha em MG. Não nos calaremos. Seguiremos ocupando os espaços. Esse ódio vai acabar!
Maria do Rosário (RS) – “Minha solidariedade ao deputado Paulo Guedes, vítima de atentado agora a noite em Montes Claros, Minas Gerais. O Fascismo precisa ter um fim. Chega de violência política. O autor do atentado já foi identificado e precisa responder à justiça. Força companheiros e companheiras”.
Natália Bonavides (RN) – “Minha irrestrita solidariedade ao deputado Paulo Guedes (PT-MG), que escapou de 3 tiros durante ato de campanha. Fascistas não nos intimidarão! Seguiremos ocupando as ruas e as redes contra a escalada autoritária e pra fazer triunfar o Brasil que respeite a democracia”.
Nilto Tatto (SP) – “Toda solidariedade ao nosso querido deputado Federal, Paulo Guedes, mais uma vítima do ódio bolsonarista. Felizmente não houve feridos”.
Odair Cunha (MG) – “Toda minha solidariedade ao companheiro Deputado Paulo Guedes que sofreu atentado por parte de bolsonaristas. Um ato de covardia. Pois é isso que eles são, além de vis e desprezíveis, são covardes”.
Patrus Ananias (MG) – “Manifestamos nosso repúdio ao ato de violência relatado pelo companheiro deputado Paulo Guedes em Montes Claros. A ele e aos militantes e apoiadores a nossa solidariedade. Somos da paz, do amor, da democracia, sempre. Nada nos fará mudar. Chega de ódio”.
Pedro Uczai (SC) – “Solidariedade, companheiro! Força aí. Estamos juntos”.
Rogério Correia (MG) – “Toda solidariedade ao deputado Paulo Guedes que sofreu atentado a tiros em MOC por bolsonaristas desesperados que tentam ameaçar nossas campanhas”.
Valmir Assunção (BA) – “Solidariedade ao companheiro deputado Paulo Guedes. Ele sofreu um atentado em Minas Gerais: um fascista disparou três tiros contra o carro do som em que ele discursava. Não nos calarão”.
Vicentinho (SP) – “Solidariedade ao companheiro deputado Paulo Guedes do PT-MG, que agora pouco atentaram contra sua vida e demais pessoas, durante ato de campanha. Absurdo! Força meu irmão! Siga firme na luta e vamos juntos em defesa da democracia, compartilhando amor e respeito”.
Waldenor Pereira (BA) – “Minha total solidariedade ao deputado Paulo Guedes (PT/MG) que sofreu um atentado a tiros em Montes Claros na noite deste domingo. Fascistas tentam nos intimidar e mancham a história do Brasil. É urgente a prisão destes criminosos. Democracia não é lugar de terrorista”.
Lorena Vale, com Congresso em Foco