Deputado defende aprovação da PEC do direito humano à alimentação

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, deputado Luiz Couto (PT-PB), apresentou requerimento para que a comissão realize audiência pública para debater a Proposta de Emenda à Constituição 047/03, que inclui o direito humano à alimentação adequada e saudável na Constituição Federal.

Segundo o deputado, a intenção é criar condições políticas para que a proposta seja aprovada até o dia 16 de outubro, Dia Internacional da Alimentação. O deputado Pedro Wilson (PT-GO) é co-autor do requerimento.

Luiz Couto disse que a garantia do direito humano à alimentação está expressa em tratados internacionais reconhecidos pelo governo brasileiro, incluindo a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, de 1966.

“Embora reconhecido por meio de tratados internacionais, ainda é recente a cultura de afirmação do direito humano à alimentação como um dos direitos fundamentais. Garanti-lo na Constituição Federal é um passo de importância estratégica, pois estimulará novas políticas públicas de segurança alimentar, além de fortalecer as que já se encontram em andamento, inclusive assegurando sua continuidade”, afirmou.

Assessoria parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também