Deputado cobra instalação de comissão externa para acompanhar desaparecimento de indigenista e de jornalista inglês

Foto: Assessoria Parlamentar

Na tribuna da Câmara, o deputado José Ricardo (PT-AM) cobrou da Mesa Diretora da Casa a aprovação de requerimento para a instalação de comissão temporária externa para acompanhar o caso do desaparecimento do indigenista da Funai, Bruno Pereira, e do jornalista do The Guardian, Dom Phillips, no último domingo, na região do Vale do Javari, no Amazonas. Ele subscreveu essa proposta, do líder do PT, deputado Reginaldo Lopes (MG), juntamente com a Bancada do Partido dos Trabalhadores.

“É muito importante uma comissão externa para acompanhar in loco as investigações em relação ao desaparecimento dessas duas pessoas. Também continuamos cobrando que o governo federal e do Amazonas intensifiquem as ações de buscas. Sabemos que a área é perigosa e de difícil acesso, conforme confirmou a Superintendência da Polícia Federal. Há muitas denúncias de ameaças a indígenas, indigenistas e à própria Funai”, afirmou.

O deputado disse que lideranças da Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari) também cobram a intensificação das buscas, que finalmente começaram a atuar com a ajuda de aeronaves e até de helicópteros da Marinha e Aeronáutica. José Ricardo  participou esses dias do Ato-Vigília, em Brasília, organizado pela Funai, cobrando ações urgentes nas buscas aos desaparecidos.

Esta semana, José  Ricardo também encaminhou documentos e vinha cobrando do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério da Defesa e da Polícia Federal investigação e apuração desse caso, juntamente com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, da qual é vice-coordenador.

Para o deputado, é nítido o abandono da Amazônia por parte do estado e do governo federal, com Funai sucateada, pequena estrutura da Polícia Federal em relação ao tamanho da Amazônia, além da Base Anzol funcionar de forma precária, para o enfrentamento, sobretudo, de atividades ilícitas nas áreas indígenas, que vem prejudicando pescadores e ribeirinhos daquela região.

 

Assessoria de Comunicação

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também