Deputada Maria Lúcia discursa sobre bom momento da educação brasileira

MARIALUCIAPRANDI

FOTO: SALU PARENTE/PT NA CÂMARA

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT-SP), em seu primeiro discurso após assumir mandato na Câmara, ocupou a Tribuna nesta segunda-feira (12) para elogiar o importante momento para a educação brasileira a partir de avanços introduzidos pelos governos Lula e Dilma. Maria Lúcia citou o Plano Nacional de Educação (PNE), previsto para ser votado esta semana no plenário da Câmara.

“O PNE define uma política de  Estado brasileiro para a educação. Pela primeira vez uma política educacional foi traçada da creche à pós-graduação, com grande participação de todos os segmentos da sociedade brasileira. Destaco, especialmente, o financiamento da educação, com a aplicação progressiva de recursos para atingirmos 10% do  Produto Interno Bruto (PIB)”, disse.

A parlamentar petista citou várias conquistas dos governos do PT.  “A criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), ampliando a obrigatoriedade e a gratuidade para o ensino médio; o piso nacional do magistério; o ensino fundamental a partir dos seis anos,  entre outros avanços. Então, o PNE consolida esses avanços e vai além”, frisou Maria Lúcia Prandi.

Ainda de acordo com a deputada, o Brasil conseguirá a universalização no ensino fundamental de 6 a 14 anos, e o ensino médio de 15 a 17 anos. “E, ainda — isso é extremamente significativo — o atendimento de 50% das crianças de 0 a 3 anos em creches, meta a ser alcançada nos próximos três anos ”.

A Escola de Tempo Integral, acrescentou Maria Lucia Prandi, “ é um dos caminhos para melhoria da qualidade de ensino. O PNE traz instrumentos para alcançarmos 50% das escolas, atendendo pelo menos 25% de todos os alunos da educação básica em escolas de tempo integral”.

Para a deputada, as metas a serem alcançadas colocarão o Brasil no século XXI, à altura dos países desenvolvidos, de forma a garantir a todos os brasileiros  e brasileiras uma educação de qualidade, tanto no conhecimento como educação social, para termos uma sociedade mais democrática, inclusiva, abolindo qualquer forma de discriminação ou preconceito.

Petrobras – Em seu discurso, a deputada Maria Lucia Prandi também elogiou a instalação na cidade de Santos (SP), do escritório de negócios da Petrobras. “A ideia é atrair para as cidades litorâneas do estado de São Paulo investimentos para alavancar o crescimento da região,  dada à importância do pré-sal e dos investimentos da Petrobras”, disse.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também