A deputada federal Denise Pessôa (PT-RS) acompanhou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, durante atividades na segunda-feira (13/11), em Caxias do Sul (RS). Pela manhã, a ministra defendeu investimentos na área de materiais avançados e nanotecnologia durante a abertura da 2ª Feira Brasileira do Grafeno, realizada na Universidade de Caxias do Sul. “Iniciativas como essa são fundamentais para consolidar o ecossistema de inovação, capacitar recursos humanos e promover a interação entre academia e indústria”, disse a ministra.
A deputada Denise se disse orgulhosa por poder mostrar ao Brasil que a produção científica e tecnológica de Caxias e região é referência internacional. “Esse conhecimento e inovação são necessários e urgentes para o nosso País, especialmente para combater as desigualdades e melhorar as condições de trabalho, contribuir para neoindustrialização e respeitar o meio ambiente. Neste momento de retomada de investimentos na ciência e na pesquisa, tenho certeza de que a capacidade da Universidade permitirá acesso a mais recursos e condições para iniciativas assim”, observou Denise.
A ministra e a deputada também estiveram na sede da empresa Marcopolo, onde conheceram parte da linha de produção de ônibus, e no Centro Tecnológico da empresa Randon. Conforme Denise, o Governo Lula está comprometido em projetos que tenham uma indústria mais tecnológica e eficiente para criar melhorias significativas na vida das pessoas. “Pudemos testemunhar de perto a força da indústria nacional, onde a inovação é uma peça-chave para o progresso. Valorizar a tecnologia é investir no presente e no futuro, transformando desafios em oportunidades”, avaliou a parlamentar.
Ainda à tarde, durante encontro com reitores em Bento Gonçalves (RS), a ministra Luciana Santos destacou o papel de excelência dos Institutos Federais. Ela também defendeu a contribuição da ciência e da tecnologia para a superação dos desafios nacionais. Conforme Luciana, o Ministério vai lançar os editais do programa Pró-Infra, para expandir e consolidar a infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica das universidades e instituições de ciência e tecnologia.
Já na terça-feira (14), em Porto Alegre, a ministra participou da cerimônia de retomada operacional do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, a Ceitec. A empresa pública, vinculada ao Ministério, atua em projetos e fabricação de circuitos integrados e chips para aplicação em diversos segmentos.
Assessoria de Comunicação deputada Denise Pessôa, com informações MCTI e UCS