Deputada Ana Paula apresenta projeto que institui Observatório da Violência Contra a Mulher

Deputada Ana Paula Lima. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A vice-líder do governo, deputada Ana Paula Lima (PT-SC), apresentou na última semana na Câmara dos Deputados projeto de lei (PL 684/2023) que institui a Política Nacional para o Sistema Integrado de Informações de Violência Contra a Mulher, denominado Observatório da Violência Contra a Mulher.

O objetivo do Observatório é ordenar e analisar os dados sobre atos de violência contra a mulher, bem como, promover a integração entre os órgãos que atendem a mulher vítima de violência. A deputada explica que será criado uma padronização na coleta e sistematização dos dados integrando ações dos órgãos públicos, sociedade civil e dos poderes legislativo, executivo e judiciário, principalmente, os órgãos de segurança pública, justiça, saúde, assistência social e educação.

“Com a integração e a qualificação dos casos de violência doméstica, o governo do presidente Lula poderá orientar as políticas públicas e as ações para combater a violência doméstica em todo o país, em especial, em Santa Catarina, onde os casos de violência doméstica e feminicídio têm crescido de forma assustadora.

A Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos divulgou dados sobre a violência doméstica familiar contra mulher no Brasil. Segundo a ouvidoria, até julho de 2022 foram registradas 31.398 denúncias. E 169.676 violações contra os direitos humanos em situações de violência doméstica.

A deputada explicou que esses números representam apenas os casos registrados oficialmente, e acredita-se que a violência contra a mulher seja subnotificada no Brasil. “Esses dados mostram que a violência contra a mulher continua sendo um grave problema no Brasil sendo importante que haja esforços contínuos para preveni-la e combatê-la”, destacou.

Sobre o projeto

O projeto de lei prevê a criação de um cadastro eletrônico com dados do ato de violência, dados da vítima, dados do agressor, dados do histórico de agressão entre vítima e agressor, número de ocorrências registradas pelas Polícias Militar e Civil nos respectivos Estados, número de medidas protetivas solicitadas e emitidas pelo Ministério Público, número de inquéritos policiais instaurados pela Polícia Civil, número de inquéritos encaminhados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, número de processos julgados e suas respectivas sentenças; serviços prestados às vítimas por diferentes órgãos públicos (hospitais, postos de saúde, delegacias especializadas de atendimento à mulher, centros especializados de referência à mulher em situação de violência, ou da assistência social, organizações não governamentais).

O Observatório garante a sistematização de dados em relação à mulher em situação de violência, afiançando a formulação de políticas públicas para as mulheres em consonância com a realidade da sociedade brasileira.

“O simples fato da obtenção e do cruzamento de dados entre os três entes federativos, órgãos públicos, da sociedade civil e dos Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e entidades do terceiro setor, irá promover uma verdadeira melhora nas futuras formulações de políticas públicas e no atendimento perante essas vítimas da violência no Brasil” finalizou.

Santa Catarina

Em SC, a lei já funciona, de autoria da deputada e agora será ampliada para o Brasil, após a sua aprovação no Congresso Nacional.

Veja a íntegra do PL:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2349386

 

Assessoria de Comunicação deputada Ana Paula Lima

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100