Denise Pessôa participa de seminário sobre desafios na cadeia produtiva das ferrovias

Foto: Ricardo Botelho/Minfra/Divulgação

Deputada Denise Pessôa. Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

A deputada federal Denise Pessôa (PT-RS) participou do seminário “Trabalhadores (as) na Cadeia Produtiva das Ferrovias: Desafios para a Organização Sindical”. O evento, realizado de forma híbrida, aconteceu nesta quarta-feira (24/7), na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Ferroviárias dos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais (SINDFER-ES/MG), em Vitória (ES), sendo transmitido pela plataforma Teams.

O seminário teve como objetivos principais compreender o atual cenário da cadeia produtiva do setor metroferroviário no Brasil, discutir os planos do Governo Federal para a ampliação da malha ferroviária brasileira e identificar os principais desafios e possibilidades de atuação para os trabalhadores envolvidos.

Ferrovias

Denise participou da Mesa 2, intitulada Frente Parlamentar das Ferrovias: Perspectivas de Atuação e Envolvimento dos Trabalhadores, ao lado do deputado Pedro Uczai (PT-SC). Uczai preside a Frente Parlamentar lançada em 19 de junho, e a deputada é a segunda vice-presidente. Ela destaca a importância do setor ferroviário para a economia brasileira e para a Serra Gaúcha, enfatizando o papel das empresas Marcopolo e Randon na produção de vagões de carga e carros de passageiros.

Durante o evento, foram discutidos temas como a renovação da frota ferroviária, a sustentabilidade ambiental e a integração regional proporcionada pelas ferrovias. “Sabemos da necessidade de renovar os vagões antigos que ainda circulam pelo Brasil, muitos com mais de 70 anos, e a importância de investir na indústria ferroviária para gerar empregos, promover inovações tecnológicas e impulsionar o PIB do país”, afirma ela.

Fortalecimento da indústria

A deputada também enfatizou a importância da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Indústria Ferroviária Brasileira como uma plataforma para debater e implantar ações que promovam o desenvolvimento do setor. Denise reforçou a necessidade de diálogo contínuo entre o governo, as empresas e os trabalhadores para o setor ferroviário poder se desenvolver de forma sustentável, eficiente e integrada, contribuindo para o crescimento econômico e social do Brasil.

Ela lembra que recentemente foi inaugurado o Trem do Pampa de Santana do Livramento, modelo de trem 100% nacional, primeiro veículo leve sobre trilhos da Marcopolo, uma experiência que estimula o turismo e a cultura do Rio Grande do Sul.

“As ferrovias são alternativas eficientes e mais econômicas e podem impulsionar a economia regional e aumentar a competitividade porque tem menor custo do que o transporte por rodovias, tanto em relação ao transporte de cargas, quanto de passageiros. Investir no setor também aumenta os empregos porque só será possível com trabalhadores, e é necessário olhar para a indústria que faz com que o trem ande”, ressaltou ela, que adianta ainda que a Frente Parlamentar promoverá audiências públicas sobre os temas.

​O seminário contou ainda com a participação de representantes de diversas entidades sindicais e empresariais, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL), a Federação Interestadual dos Trabalhadores Ferroviários da CUT (FITF) e a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT).

 

Assessoria de comunicação da deputada Denise Pessôa

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100