Um sonho coletivo se torna realidade na Serra Gaúcha com a confirmação da instalação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Caxias do Sul. O anúncio oficial foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na manhã desta segunda-feira (10/6), no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião foi detalhado o PAC Universidades.
Uma das lideranças do movimento pela criação da instituição de ensino na região, a deputada federal Denise Pessôa (PT-RS) acompanhou o anúncio ao lado do deputado estadual Pepe Vargas (PT), que também liderou o movimento.
“Qual é a região que tem menos cursos superiores? É lá que nós vamos atender. É para as cidades vizinhas também, queremos interiorizar a possibilidade de as pessoas estudarem. Nós temos que fazer acontecer”, garantiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o anúncio do PAC Universidades.
Critérios
A escolha das cidades para sediar os campi foi feita a partir da comparação entre a quantidade populacional e o número de matrículas públicas na educação superior. Conforme o MEC, inicialmente, serão seis cursos para iniciar o funcionamento dos campi. A decisão sobre o local e quais cursos estarão disponíveis aos estudantes na Serra, a princípio, será conduzida pelo ministério, mas será construída coletivamente. “Nós vamos acompanhar o assunto de perto, realizar audiências públicas para ouvir o que a comunidade quer, e considera melhor para a região e levar esses apontamentos e sugestões ao governo federal. Vamos construir a nossa universidade federal coletivamente”, afirma a deputada Denise.
Sonho coletivo
Ela ressalta ainda que a instalação do campi em Caxias é “um daqueles desejos e sonhos coletivos nutridos há tempos, e que tiveram o empenho de muitas lideranças políticas e empresariais da nossa região. A educação é historicamente uma das bandeiras dos nossos mandatos. Tínhamos esse compromisso com os jovens, especialmente com os filhos dos trabalhadores de criar o acesso ao ensino superior. A nova universidade trará mais oportunidades de educação e desenvolvimento para nossa região”, emociona-se a parlamentar.
“Quando lançamos a proposta no debate do Plano Plurianual da União muitos acharam que não conseguiríamos nada. O campus é o primeiro passo para a Universidade Federal da Serra”, destaca o deputado estadual Pepe Vargas.
Leia Mais:
UFRGS
A deputada Denise ressalta ainda que há espaço para várias instituições em Caxias do Sul e na região. Ela também reforça que a UFRGS é uma das melhores universidades do Brasil e do mundo. “A Serra tem espaço para a convivência entre universidades públicas e privadas, assim como ocorre em outras cidades do estado e do Brasil. Um campus da UFRGS é uma baita conquista porque garante educação de excelência, gratuita e inclusiva aos nossos jovens. Estamos construindo o futuro porque o acesso à educação é planejar o futuro de Caxias e da Serra. A educação transforma a sociedade”, comemora Denise.
Investimentos
Serão investidos R$ 600 milhões para a expansão do ensino superior. São 10 novos campi em cinco regiões do Brasil: Caxias do Sul (RS) São Gabriel da Cachoeira (AM) Cidade Ocidental (GO) Rurópolis (PA) Baturité (CE) Sertânia (PE) Jequié (BA) Ipatinga (MG) São José do Rio Preto (SP).
Movimento em prol da Universidade Federal
O mandato da deputada Denise liderou diversos movimentos em prol da Universidade Federal da Serra Gaúcha. Em 26 de dezembro de 2023, uma comitiva com 19 líderes da Serra esteve no Ministério da Educação reafirmando o pleito, que era uma luta de ao menos três décadas. A deputada garantiu inclusive recursos para o estudo de viabilidade de áreas que podem receber a instalação da universidade federal na Serra.
Assessoria de Comunicação deputada Denise Pessôa