Depois da inspeção ao prédio, Denise e o deputado estadual Pepe Vargas (PT) promoveram uma conversa entre representantes do Ministério da Educação, da Universidade Federal, entidades e lideranças
A deputada federal Denise Pessôa (PT-RS) e o deputado estadual Pepe Vargas (PT) acompanharam a visita do Ministério da Educação (MEC) ao Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS), nesta segunda-feira (29). O objetivo foi avaliar a viabilidade do local para sediar a extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na região.
A comitiva, formada pelo secretário-executivo do MEC, Gregório Durlo Grisa, e Amilton de Moura Figueiredo, representante do MEC no RS em razão das enchentes, e pelo vice-reitor eleito pela UFRGS, Pedro de Almeida Costa, foi recebida pelo reitor da UCS Gelson Rech, pelo procurador da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Maurício Gravina e pela diretora do Campus 8, Doris Baldissera.
“A gente ficou muito feliz com a visita porque é mais um avanço para colocar a nossa universidade federal de pé. A estrutura do Campus 8 já está pronta e é adequada. Eu acredito que, para o início, comportaria muito bem, até porque também tem a possibilidade de ampliação de área construtiva”, afirmou a deputada Denise. Ela citou que hoje o Campus tem em torno de 12 mil metros construídos e ainda tem um projeto para a ampliação de quase 9 mil metros. “Então ele pode comportar mais uma ampliação de área para receber um número ainda maior de alunos”, completou.
Luta Coletiva
Pepe Vargas relembrou a luta de diversas lideranças da Serra para tirar esse sonho do papel até a confirmação da instalação da universidade, anunciada pelo Governo Lula, em 10 de junho. Ele lembrou que, no ano passado, a população do Nordeste Gaúcho participou do Plano Plurianual Participativo do Governo Federal, com a proposta de implantação de uma universidade federal na região.
“Essa é mais uma etapa desse projeto construído a muitas mãos, uma luta coletiva. Estamos ansiosos para ver os estudantes realmente com acesso à educação de qualidade e gratuita, e visando o avanço do ensino superior em Caxias e na nossa região”, defendeu ele.
Espaço excelente
E o secretário-executivo do MEC explicou que a parte técnica será avaliada pela nova gestão da UFRGS, eleita recentemente. “Do ponto de vista pessoal, a minha impressão é muito positiva. Trata-se de um espaço excelente, consolidado, que está numa região que congrega inclusive outros municípios, além de Caxias do Sul. Parece ser um espaço muito adequado para dar o start, vamos dizer assim, para a implantação de um campus da Federal do Rio Grande do Sul”, afirmou.
Ele também reforça que, com uma eventual aquisição, é evidente que “a tendência é que a Universidade Federal comece a funcionar mais rápido que uma eventual construção do zero. A aquisição de prédios em bom estado e com boa condição é uma prioridade, porque a gente olha para o estudante e isso faz com que a matrícula seja mais rápida. Então, o nosso foco é garantir a educação pública gratuita de qualidade e com cursos com boa capacidade de empregabilidade”, complementou Gregório Grisa.
Sinalização positiva
E o vice-reitor eleito pela UFRGS ressaltou que “a nossa presença na visita é uma sinalização da nova administração e uma acolhida a essa demanda da região da Serra”. Ele acrescentou que é um compromisso da universidade federal ser parceira do MEC e da comunidade serrana no sentido de retomar essa proposta de implantação e, com o PAC, torna viável ser uma extensão da UFRGS. “A gente sai com uma impressão muito boa da acolhida, do espaço e, especialmente, da mobilização da comunidade que comprou essa ideia”.
Também acompanharam a visita a vereadora Rose Frigeri, presidente da Frente Parlamentar sobre a universidade na Câmara de Caxias, o vereador Gilmar Peruzzo, de Nova Prata, que preside o Parlamento Regional, e o vereador Juliano Baumgarten, representante do Comitê Pró-Universidade, de Farroupilha, além de outras autoridades da UCS.
Debate
Depois da inspeção ao prédio, Denise e Pepe promoveram uma conversa entre os representantes do MEC e da UFRGS com entidades representativas dos estudantes e lideranças da Serra.
Da Assessoria de Comunicação da deputada Denise Pessôa