Denise Pessôa articula encontro de trabalhadores com vice-presidente e ministros em Caxias do Sul

Deputada Denise Pessôa, com vice-presidente, ministros e entidades na Serra Gaúcha. Foto: Rodrigo Positivo/Sindicato dos Comerciários

Geraldo Alckmin cumpriu agenda em Caxias e apresentou medidas para a reconstrução do RS.

 

A deputada Denise Pessôa (PT-RS) promoveu um encontro do vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, com representantes dos sindicatos de trabalhadores no Sindicato dos Comerciários de Caxias do Sul. Alckmin esteve na cidade nessa segunda-feira (27/5) para cumprir agendas e apresentar as medidas para a reconstrução do estado, fortemente atingido pelas enchentes.

Os representantes das centrais sindicais entregaram um documento com oito demandas e 19 propostas de políticas públicas em defesa do emprego dos trabalhadores, especialmente, em meio à crise climática. Ao final do encontro, a parlamentar também entregou três ofícios ao vice-presidente com demandas da Serra.

Políticas públicas

Os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, e do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França. Também estavam na mesa o deputado estadual Pepe Vargas (PT), o secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena da Silva, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS), Amarildo Cenci, e o presidente da Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil, CTB RS e Fecosul, Guiomar Vidor, também participaram do encontro.

“Foi um momento importante e simbólico para buscar políticas públicas na preservação dos direitos dos trabalhadores”, ressalta a deputada Denise.

Sindicatos

Em nome das centrais sindicais, Amarildo Cenci afirmou a necessidade de uma medida protetiva aos direitos, protegendo emprego e renda. Já Guiomar Vidor solicitou a prorrogação do tempo para as negociações das convenções coletivas de trabalho pelos sindicatos. O vice-presidente se comprometeu em nome do governo de que construirão alguma proposta que atenda a demanda de proteção dos empregos, mas respeitando as especificidades de cada lugar no estado, pois as realidades não são homogêneas.

Alckmin fez questão de repetir a mensagem de Lula: “como disse nosso presidente Lula, desde o início, não faltarão recursos nem mesmo esforços para reconstruir o RS! O estado vai virar um canteiro de obras, e o povo gaúcho vai se reerguer! ”

Demandas ao vice-presidente

Ao final do encontro, a deputada Denise entregou demandas da Serra a Alckmin. Ela reforçou a solicitação de recursos para abertura de 40 leitos no HG, também de um olhar especial para a infraestrutura da Serra e pela internacionalização do aeroporto de Caxias.

“Quero agradecer o seu apoio ao Hospital Geral aqui de Caxias do Sul, que é um hospital 100% SUS, que lá no início era para ser o Hospital Geral do trabalhador, porque foi construído com recursos dos trabalhadores, então tem tudo a ver aqui com a pauta, e que deve sair logo em seguida, o repasse de recursos para ampliação dos leitos”, ressalta Denise.

Mais de 120 pessoas, entre elas, sindicalistas, representantes de 15 entidades sindicais, entre centrais, federações e sindicatos, estiveram na sede do Sindicomerciários. Também participaram deputados federais, estaduais, prefeitos, dirigentes de órgãos públicos e vereadores.

Comitiva e cooperativas

Representantes do setor vitivinícola, da proteína animal, das verduras, frutas e do leite, vinculados à agricultura familiar e ao cooperativismo entregaram demandas ao vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, em Caxias do Sul. Denise Pessôa intermediou o encontro em conjunto com o deputado estadual Pepe Vargas (PT). O encontro ocorreu na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) na tarde desta segunda-feira (27).

Alckmin recebeu os representantes após visitar a Marcopolo, conversar com empresários e participar de uma coletiva de imprensa da CIC. Diante da crise ambiental, o grupo solicitou um olhar diferenciado para o setor.

“Solicitamos um prazo maior para pagamento das dívidas com taxas compatíveis para as cooperativas e também crédito para auxiliar especialmente, agora”, explica o presidente da Fecovinho, Hélio Marchioro.

A deputada Denise ressalta que “as cooperativas foram fortemente afetadas pelos deslizamentos de terra e enchentes no Rio Grande do Sul e precisam dessa atenção diferenciada”.

O vice-presidente afirmou que o governo federal está atuando para auxiliar o setor e está atento às demandas do setor.

“Estamos sensibilizados pela gravidade do problema, pela situação das cooperativas e pela importância da região”, garantiu o vice-presidente.

Encontro em Bento Gonçalves

A agenda do dia foi finalizada em Bento Gonçalves onde os ministros Pimenta e Góes, e o Secretário Nacional da Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros se reuniram com 25 prefeitos da região, para apresentar o que tem sido feito em prol do RS e tirar dúvidas dos chefes do executivo.

“Na Serra, enfrentamos deslizamentos, queda de pontes e rodovias, e há dificuldades dos municípios pelo número de técnicos para fazer os planos de ação. Precisamos estar sintonizados com a Defesa Civil do Governo Federal para auxiliar na agilização dos planos. Estamos à disposição para auxiliar as prefeituras para que os recursos federais cheguem logo aqui”, assegurou a deputada.

 

Assessoria de Comunicação da deputada Denise Pessôa

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também