Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul é uma possível área para receber um campi.
Uma comitiva do Ministério da Educação (MEC) virá a Caxias do Sul para vistoriar o campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS) como uma possível área para receber um campi da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O anúncio partiu da deputada Denise Pessôa (PT-RS), durante live com o deputado estadual Pepe Vargas (PT), na noite de terça-feira (2/7).
A parlamentar recebeu a informação do secretário-executivo adjunto do MEC, Gregório Grisa, com quem esteve reunida durante a tarde. A comitiva deve visitar a área entre 29 e 30 de julho. Ainda em 27 de junho durante a audiência pública na Câmara de Vereadores de Caxias, a UCS formalizou interesse em vender a área.
“A ideia inicial era que uma comitiva regional fosse até Brasília para tratar do assunto, mas com a definição, o Ministério da Educação vem até nós. A comitiva do MEC irá visitar, e vistoriar o prédio e acredito que será positivo, e um avanço para a instalação do campi”, comemora a deputada.
Leia Mais: Denise Pessôa: Serra gaúcha realiza sonho com nova universidade federal
Espaço adequado
Denise ressalta ainda que ao cursar Arquitetura e Urbanismo estudou no prédio e considera um espaço adequado para receber os cursos iniciais da extensão. “Acredito que o prédio será aprovado pelo MEC porque é um campus em uso e que tem condições de receber os estudantes, já durante 2025”, completa ela.
O deputado Pepe também comemorou a notícia. Ele ressaltou que a extensão é o pontapé inicial. “Tem que ter os seis primeiros cursos para começar, mas depois vamos pensar nos demais cursos porque vamos expandir e ter uma universidade multicampi”, defende ele.
Inicialmente são seis cursos, para 2.800 estudantes, com um investimento de R$ 60 milhões de reais do governo federal para o campi de Caxias do Sul.
Assessoria de Comunicação deputada Denise Pessôa