Todos os dias, quando paramos para uma refeição, estamos celebrando o trabalho realizado na agricultura. Hoje, em especial, é dia de agradecermos a cada agricultora e agricultor de nossa região, que tanto se dedica para a produção dos nossos alimentos. O trabalho árduo e a perseverança dos profissionais do campo são motivo de orgulho para todo o Brasil. Ao longo do tempo, nossos agricultores incorporaram conhecimento e tecnologia ao trabalho, o que possibilitou a elevação dos padrões de produtividade e competitividade.
Forjada por muitas lutas, a história do meio rural da região conta com muitas mulheres em um papel fundamental na construção do setor ao longo dos anos. Além de sua importância central na formação social, elas enfrentavam uma tripla jornada que consistia em criar os filhos, gerenciar o lar e trabalhar na roça. No processo de colonização da Serra gaúcha, por exemplo, os imigrantes trouxeram, além de esperança e do sonho da melhora das condições de vida, também experiência e conhecimento que seriam potencializados posteriormente em nossa região, principalmente no setor primário. Aliados a estes conhecimentos, o modelo de pequena propriedade foi fundamental na consolidação de diversos municípios da Serra como polo de produção de alimentos.
Muitos daqueles pequenos lotes familiares que caracterizaram nossa história, e ainda marcam a nossa realidade, foram transformados em negócios profissionais que geram emprego, renda e promovem o desenvolvimento de toda uma cadeia. Ao longo dos anos, também testemunhamos a criação de diversas feiras do agricultor e agroindústrias familiares espalhadas por todo o Rio Grande do Sul.
Embora avançado, nosso interior ainda carece de estrutura. Ao longo dos anos, nossos colonos lutaram pela abertura de estradas, energia elétrica e acesso à saúde e educação. Hoje as batalhas continuam pela pavimentação das vias. O asfalto que facilita o escoamento da produção também traz modernidade e aumenta a autoestima no meio rural. Basta ouvir os moradores do interior para entender que políticas como o Plano Safra – que este ano conta com investimento recorde de R$ 364,22 bilhões anunciados pelo governo Lula – fortalecem a região e garantem a produção de alimento saudável para toda sociedade que se beneficia do suor diário de nossas agricultoras e agricultores. Viva a agricultura familiar brasileira!
* Denise Pessôa é deputada federal (PT-RS)