Deltan Dallagnol é punido por abusos na Lava Jato; petistas comentam pena branda

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aplicou a pena de advertência ao procurador Deltan Dallagnol. Coordenador da força-tarefa da Lava Jato, Deltan afirmou que ministros do Supremo Tribunal Federal estavam mandando uma “mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção” ao comentar a decisão que retirou do então juiz Sérgio Moro trechos de delações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro Guido Mantega.

Sem nomear, o procurador fez referência aos ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, que votaram a favor da decisão na Segunda Turma do STF. Em agosto, Dallagnol afirmou à rádio CBN:

“Os três mesmos de sempre do Supremo Tribunal Federal que tiram tudo de Curitiba e que mandam tudo para a Justiça Eleitoral e que dão sempre os habeas corpus, que estão sempre formando uma panelinha assim que manda uma mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção”, disse o procurador.

“Objetivamente, Milton [Young, jornalista da CBN], eu não estou dizendo que estão mal-intencionados nem nada, estou dizendo que objetivamente a mensagem que as decisões mandam é de leniência. E esses três de novo olham e querem mandar para a Justiça Eleitoral como se não tivesse indicativo de crime? Isso para mim é descabido”, complementou.

O deputado Pedro Uczai (PT-SC) comentou em seu twitter a decisão do CNMP: “É importante e pedagógico, mas ainda é muito pouco para quem descumpriu a Constituição e suas prerrogativas funcionais deliberadamente por 4 ou 5 anos.” O deputado Rogério Correia (PT-MG) aponta também que Dallagnol precisa ser julgado por outras arbitrariedades. “E quando Deltan Dallagnol será julgado por formação de quadrilha, abuso de autoridade, organização criminosa e corrupção com recursos da Petrobras?”, questionou. Para o líder da Bancada do PT, Paulo Pimenta (RS), está “aberta a temporada de derrotas do justiceiro da Lava Jato”, ao se referir a Deltan Dallagnol, que comanda a força-tarefa da Lava Jato.

Em suas contas no Twitter, os deputados petistas José Guimarães (CE) e Paulão (AL) escreveram: “A palavra é de prata, e o silêncio, de ouro”, anotou Guimarães. O deputado Paulão avalia que a pena foi branda. “Já pensou se fosse um pacato cidadão que tivesse feito a crítica ao Poder Judiciário? Foi uma pena branda. Mas, fez o CNMP romper o corporativismo”.

Segundo relato do Uol, a defesa do procurador disse ao CNMP que as críticas foram feitas dentro dos limites do direito à liberdade de expressão.

“Não se vê aí mais que um excesso de zelo compatível com a juventude do procurador”, disse o advogado Francisco Rezek, que é ex-ministro do STF. “Vai se oferecer a cabeça do jovem procurador em holocausto, mas em holocausto a quem”, perguntou Rezek.

Por Brasil 247 com PT na Câmara

foto – Divulgação CNMP

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100