O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do País, mostra que os preços caíram 0,02% em agosto, segundo dados divulgados nesta terça-feira (10/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alimentação e a habitação tiveram queda, puxando a primeira deflação do ano e o menor índice desde junho de 2023 (-0,08%).
A alimentação e bebidas registrou segundo mês consecutivo de quedas, 0,44% em agosto, contribuindo para recuo de 0,09 ponto percentual (p.p.) do índice geral. Já em habitação, a baixa foi de 0,51% e redução de 0,08 p.p. Juntos, os dois grupos representam 36,53% do IPCA completo.
Juros altos
Apesar da deflação, o Boletim Focus do Banco Central prevê aumento da taxa básica de juros na próxima semana. Parlamentares da Bancada do PT na Câmara criticam as especulações do mercado e o aumento previsto de juros.
Leia Mais: IBGE: Em julho, Indústria cresce 6,1% frente ao mesmo mês de 2023
A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), criticou as especulações e questiona as intenções do BC. “No mesmo dia em que o IPCA mostra que há deflação, inclusive no preço dos alimentos, o Boletim Focus do BC aponta para aumento dos juros. Qual a razão dessa ganância, se os fundamentos da economia são firmes e só melhoram? Não há lógica nenhuma em contemplar as especulações esses abutres. Deixem o Brasil trabalhar, consumir e produzir”.
No mesmo dia em que o IPCA mostra que há deflação, inclusive no preço dos alimentos, o Boletim Focus do BC aponta para aumento dos juros. Qual a razão dessa ganância, se os fundamentos da economia são firmes e só melhoram?
1/2
— Gleisi Hoffmann (@gleisi.bsky.social) September 10, 2024 at 12:18 PM
Para o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), não há “argumento técnico para alta dos juros”.
“Faz o L”
Por outro lado, o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) comemorou a deflação, apesar daqueles que esperam que a economia vá mal. “Para desespero dos rentistas e da turma de Campos Neto [presidente do Banco Central], que esconde interesses na manutenção dos juros altos, o mês de agosto apresentou a primeira deflação do ano. Houve queda dos preços em 0,02%. É o segundo do mês consecutivo em que o grupo “Alimentação e Bebidas” registra recuo nos preços. Faz o L”.
Pra desespero dos rentistas e da turma de Campos Neto que esconde interesses na manutenção dos juros altos, o mês de agosto apresentou a primeira DEFLAÇÃO do ano!
Houve QUEDA dos preços em 0,02%! É o SEGUNDO mês consecutivo em que o grupo “Alimentação e Bebidas” registra RECUO nos preço! FAZ O L!🚀
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias.bsky.social) September 10, 2024 at 11:12 AM
A deputada Ana Pimentel (PT-MG) parabenizou o Governo Lula pelos resultados positivos que o Brasil vem obtendo. “Ótima notícia: os preços dos alimentos estão caindo no Brasil, resultado da política econômica do Governo Lula que considera todos os brasileiros. Faz o L”.
O deputado Airton Faleiro (PT-PA) foi na mesma linha. “Parabéns, presidente Lula e sua equipe. O PIB cresceu 1,4% no 2º trimestre, superando as expectativas do mercado, que previam um crescimento de 0,9%. Além disso, o IPCA de agosto registrou a primeira deflação do ano, com queda de 0,02%. Economia forte e rumo certo”.
“Nenhuma notícia pode ser melhor. O preço da comida está caindo”, escreveu o deputado Bohn Gass (PT-RS) em seu perfil no BlueSky.
Lorena Vale, com agências