Décio Lima elogia políticas de combate às drogas do Governo

deciolimatribuna

O deputado Décio Lima (PT-SC), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, ocupou a Tribuna para elogiar as ações do Governo federal no combate e enfrentamento às drogas. Ele citou o serviço Ligue 132, antigo Viva Voz 132, que oferece atendimento gratuito de orientação e informações sobre os riscos do uso de drogas e seus efeitos no organismo, e que alcançou, no mês de novembro, a marca de 16.452 atendimentos.  O Ligue 132 faz parte do programa Crack, é possível vencer, iniciativa do governo federal para o enfrentamento de drogas.

“O atendimento funciona em período integral, todos os dias da semana. A maioria das pessoas atendidas pelo serviço é de homens com mais de 35 anos, com ensino fundamental incompleto, solteiros e com renda de até cinco salários mínimos”, explicou o deputado.

Ele informou ainda que na maior parte das situações, os próprios usuários de drogas ou familiares fazem a ligação em busca de informações, ou para solicitar material informativo, descobrindo assim os locais de atendimento.

“O serviço informa quais são as características de pessoas que estão em fase de uso ou de dependência de drogas, auxilia no oferecimento de opções de estratégias de prevenção do uso de qualquer substância e de indicar fontes e locais de atendimento, tratamento e outros locais onde a família, o usuário ou o dependente podem buscar ajuda. Informações sobre consumo de álcool, maconha e cocaína são as mais direcionadas e atendidas pelos profissionais do Ligue 132”, acrescentou o deputado Décio Lima .

 Lançado em dezembro de 2011, o programa Crack é Possível Vencer já criou 1.905 novos leitos em hospitais. Em todo o País, foram habilitados e já estão funcionando 43 CAPS AD III (430 leitos), 60 Unidades de Acolhimento (900 leitos), e 90 Consultórios na Rua e 635 leitos em enfermarias especializadas em álcool e drogas em hospitais gerais.

 “ O governo Federal também está cuidando das famílias dos dependentes químicos. A habilidade de trabalhar ou estudar foi afetada na metade das famílias que tem dependentes de substâncias em casa, mas também ter um parente nestas condições incomoda e atrapalha a vida social. Há também o relato de quase um terço que menciona roubo de pertences e empréstimos de objetos sem devolução e ameaças por parte dos parentes dependentes ”, finalizou o deputado Décio LIma.

Equipe PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também