Debate mostra que gravidez na adolescência atinge mais vulneráveis

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher realizou na terça-feira (12) a audiência pública “Gravidez na Adolescência: Sonhos Interrompidos”. O debate foi proposto pela deputada Erika Kokay (PT-DF), com o objetivo de debater a gravidez não intencional na adolescência, os contextos de desigualdades e suas implicações, especialmente em relação ao futuro das meninas.

Anna Cunha, oficial de programa do Fundo de População das Nações Unidas, apresentou dados do relatório “Mundos Distantes: saúde e direitos reprodutivos em uma era de desigualdade”, lançado em outubro de 2017, segundo o qual uma a cada cinco crianças que nasce no Brasil é filha de mãe adolescente, que tem entre 15 e 19 anos.  Os dados são referentes ao período de 2006 a 2015 e fazem do Brasil o 7º país da América do Sul com maior taxa de gravidez adolescente.

O estudo também indica que de cada cinco adolescentes brasileiras que engravidaram, três não trabalham nem estudam, sete em cada dez são afrodescendentes e aproximadamente a metade mora na região Nordeste. A ONU relaciona esses números ao contexto de desigualdades, que dificulta o acesso das adolescentes pobres à saúde e ao planejamento reprodutivo e recomenda que os governos implementem políticas que promovam a garantia de direitos e o combate  à desigualdade de gênero, priorizando pessoas em situação de maior vulnerabilidade, especialmente as mulheres jovens, negras pobres.

A representante do Ministério da Saúde, Taíssa Tokarski, chamou atenção para outro dado: 17% das crianças diagnosticadas com microcefalia, em decorrência do Zika vírus, são filhas de mães adolescentes, o que amplia ainda mais sua vulnerabilidade.

A deputada Erika, que presidiu a audiência, destacou a importância da educação para reduzir a ocorrência de gravidezes precoces e não desejadas, condenando propostas como a “Escola sem Partido” e a proposta do Governo de alterar a Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) para subordinar os  debates de gênero e sexualidade à perspectivas religiosas.

(AP)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100