A deputada solicitou ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o valor dos custos com todo o processo de apuração sobre desvio e venda irregular de joias
A deputada federal Dandara (PT-MG) enviou um ofício ao Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, solicitando a discriminação dos gastos referentes à investigação que envolve o caso das joias, cujos investigados são o ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e outras onze pessoas.
“Além dos quase R$ 7 milhões em joias e presentes que Bolsonaro roubou do Estado Brasileiro, em uma sofisticada operação de tentativa de lavagem de dinheiro, é preciso que ele pague a conta de toda a operação de investigação. Bolsonaro bancou a sua viagem e de sua família aos EUA com o dinheiro do esquema de venda ilegal das joias. O povo brasileiro precisa saber quanto custou toda essa investigação para que imediatamente esse montante seja devolvido aos cofres públicos”, defendeu a parlamentar.
Leia Mais: Quadrilha: PF conclui que Bolsonaro comandava desvio e venda de joias
Assim que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentar a denúncia contra Bolsonaro e as 11 pessoas envolvidas no caso, a parlamentar irá oficiar o Ministério Público Federal (MPF) para que os alvos no caso das joias ressarçam a integralidade dos custos com a investigação, pagos pela União Federal. A deputada também vai pedir que os indiciados sejam condenados em danos morais coletivos.
Na última terça-feira (8), o STF abriu vista para análise do relatório da Polícia Federal por parte da Procuradoria-Geral da República (PGR), no prazo de 15 dias.
Da Assessoria de Comunicação da deputada Dandara