Cristina Kirchner denuncia perseguição judicial e pede apoio a manifesto em defesa de Lula

A ex-presidenta da Argentina Cristina Kirchner denunciou o uso do lawfare – utilização de armas jurídicas com o objetivo de perseguição política – contra lideranças de esquerda latino-americanas, incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ex-presidenta convocou ainda brasileiros e latino-americanos para assinar a versão internacional da petição em defesa da candidatura de Lula em 2018 e contra a perseguição judicial.

“Reorganização do aparato judicial, acusações com muito impacto e pouca consistência e, o mais importante, uma imprensa que tome lado na causa”, declarou Cristina por meio de suas redes.

O uso do lawfare tem como um de seus mais notórios e divulgados casos o processo do “Caso Triplex” que corre, via Lava Jato, na Justiça Federal do Paraná. Advogados de renome nacional internacional chegaram a lançar um livro com críticas à peça condenatória feita pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro que não traz provas, rechaça testemunhas de defesa, negando o contraditório, e ainda admite que não se pode confirmar que o imóvel pertencia ou seria usado pelo ex-presidente.

Os abusos jurídicos contra Lula também foram denunciados pela defesa, através do advogado Geofrrey Robertson, ao Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

A ex-presidenta Cristina Kirchner também convocou brasileiros e latino-americanos a assinar uma petição internacional em apoio ao direito de Lula ser candidato em 2018 e contra a perseguição judicial. Ela falou sobre as pesquisas eleitorais que trazem Lula como o candidato escolhido dos brasileiros.

“Lula só cresce em todas as pesquisas de intenção de voto em primeiro e segundo turno. A vitória de Lula será o fracasso do golpe que permitirá a abertura de um novo ciclo político. Portanto, para evitar que ele sela eleito, vale tudo!”, afirmou Cristina Kirchner.

No dia 24 de janeiro, o Tribunal Regional Federal da 4a região – sediado em Porto Alegre (RS) – vai julgar os recursos do ex-presidente no “Caso Triplex”. Manifestações e vigílias estão sendo organizadas por todo o País para defender o direito de Lula de se candidatar, além de caravanas para acompanhar o julgamento na capital gaúcha.

Manifesto Eleição sem Lula é fraude – Lançado no último dia 19 (terça-feira), como uma iniciativa do Projeto Brasil Nação, o manifesto em defesa de Lula denuncia a perseguição política contra o ex-presidente. Entre outros pontos, o texto afirma que “marcar em tempo recorde, para o dia 24 de janeiro, a data do julgamento em segunda instância do processo de Lula nada tem de legalidade”. “Trata-se de um puro ato de perseguição da liderança política mais popular do país”, diz um trecho do manifesto.

O documento afirma que a pressa em julgar Lula ocorre para “intervir no processo eleitoral porque o golpe do impeachment de Dilma não gerou um regime político de estabilidade conservadora por longos anos”. O manifesto também explica que diante da impopularidade, os setores que tramaram o golpe “não conseguiram construir, até o momento, uma candidatura viável à presidência” e, por isso, tentam “impedir a candidatura do Lula”. “Vale tudo: condenação no tribunal de Porto Alegre, instituição do semiparlamentarismo e até adiar as eleições. Nenhuma das ações elencadas estão fora de cogitação. Compõem o arsenal de maldades de forças políticas que não prezam a democracia”, afirma o documento.

O manifesto Eleição sem Lula é fraude já conta com centenas de assinaturas. Entre elas a do linguista e filósofo norte-americano Noam Chomsky; do cantor e compositor Chico Buarque; do economista Luiz Carlos Bresser Pereira; do embaixador e ex-ministro Celso Amorim; do jurista, advogado e escritor Fábio Konder Comparato; e do escritor e jornalista Fernando Morais.

Também subscrevem o manifesto lideranças de movimentos sociais como João Pedro Stédile, do MST/Via Campesina e a presidenta da UNE, Marianna Dias.

 

PT na Câmara com PT Nacional

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100