Crime bárbaro em Mato Grosso é resultado do ódio e violência destilados por Bolsonaro

O bolsonarista Rafael Silva de Oliveira é preso após matar o petista Benedito Cardoso dos Santos, durante discussão política. Foto: Divulgação/Polícia Civil-MT

Parlamentares da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara reagiram, nesta sexta-feira (9), com indignação e revolta a mais um crime político praticado contra o eleitor petista, Benedito Cardoso dos Santos, de 42 anos, praticado por um seguidor do presidente da República Jair Bolsonaro que, recorrentemente, incita o ódio e a violência como reações àqueles que discordam de sua prática política.  Os parlamentares exigem apuração e punição rigorosas à barbárie.

Segundo agências de noticiais, Benedito Cardoso dos Santos foi barbaramente assassinado por Rafael Silva de Oliveira, de 24 anos, apoiador de Bolsonaro, no dia 7 de setembro, no município de Confresa (MT). O assassino desferiu cerca de 15 facadas no petista, que defendia o ex-presidente Lula durante discussão política.

De acordo com a reportagem, o bolsonarista além de atingir Benedito Cardoso no olho, testa e pescoço, teria ido a um barraco pegar um machado, com o qual desferiu o golpe fatal no petista.

“O bolsonarismo mata. Um apoiador de Bolsonaro matou um petista ontem no Mato Grosso a facadas e ainda tentou decapitá-lo com um machado. Selvageria estimulada pelo discurso de ódio de quem prega “fuzilar a petralhada”. Mais do que nunca, Fora, Bolsonaro! Por uma cultura de paz!”, escreveu indignado o líder da Bancada do PT, deputado Reginaldo Lopes (MG), em sua conta no Twitter.

Também pelas redes sociais a presidenta Nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), condenou o culto à violência que tem ceifado vidas de brasileiros que lutam pelos seus ideais.  “A um dia de completar dois meses do assassinato do Marcelo Arruda, do PT, por um bolsonarista, outro bolsonarista assassinou com facadas um apoiador do Lula, no MT. O comando de violência que dá Bolsonaro para extirpar Lula e os petistas leva a isso. O assassino é você Bolsonaro”, rechaçou Gleisi.

E o líder da Minoria, deputado Alencar Santana (PT-SP): “A mão que aciona o gatilho da arma ou desfere o golpe com a faca não agiria sem o estímulo de alguém que a vida inteira semeou ódio e violência. Bolsonaro tem responsabilidade em mais esse crime, assim como no de Marcelo Arruda. Bendito Cardoso dos Santos, vítima do bolsonarismo”.

Nota

A deputada mato-grossense, Professora Rosa Neide também lamentou a crueldade praticada contra Benedito Cardoso dos Santos. “Não podemos aceitar que essas eleições sejam pautadas pela violência. O atual presidente da República disseminou o ódio entre seus apoiadores, mas nós responderemos com Amor. A morte de Benedito por exercer seu direito de opinião em favor de Lula não pode ficar impune. O assassino que já está preso, precisa ser julgado e punido exemplarmente”, diz a nota assinada pela professora.

Também em nota oficial, o PT Nacional afirma que está solidário com a família do companheiro Benedito “e prestará toda assistência jurídica para que este novo crime do bolsonarismo não fique impune”.  https://pt.org.br/nota-violencia-bolsonarista-faz-mais-uma-vitima/

Também se manifestaram em suas contas no Twitter os parlamentares:

Arlindo Chinaglia (SP): “O bolsonarista e ‘cidadão de bem’, Rafael Silva de Oliveira, de 24 anos, matou a machadadas o petista Bendito Cardoso dos Santos, de 42 anos. O motivo? Discordância política com o petista. Onde vamos parar? ”

Alexandre Padilha (SP): “Mais uma vez um apoiador de Lula morre por suas convicções. O autor do crime, Rafael Silva, é apoiador de Bolsonaro. As facadas acertaram o olho, pescoço e testa. Não é guerra quando só um lado ataca. Bolsonaro precisa ser responsabilizado pela escalada de ódio que imputou ao Brasil”.

Carlos Veras (PE): “Muito triste! Um bolsonarista matou um apoiar de Lula por motivação política, no Mato Grosso. Benedito Cardoso dos Santos é mais uma vítima da intolerância disseminada por esse desgoverno. Basta de ódio! O Brasil precisa de paz! Toda minha solidariedade à família e amigos”.

Jorge Solla (BA): “O Bolsonarismo mata! Não é uma ideologia política, é um grupo terrorista com forte orientação neofascista. Assim como Hitler defendia que os males da nação eram de responsabilidade dos Judeus e, portanto, deveriam ser eliminados; o Bolsonarismo faz o mesmo com os “comunistas”.

Leonardo Monteiro (MG): “Mais uma vítima do bolsonarismo. No Mato Grosso, Benedito Cardoso foi esfaqueado pelo colega de trabalho por defender o presidente Lula. Toda a nossa solidariedade à família, amigos e parentes de Benedito. Esse ódio vai ter fim”.

Maria do Rosário (RS): “O Fascismo no Brasil tem o nome e o sobrenome daquele que carrega em si o ódio como motivação política: Jair Bolsonaro. É preciso responsabilizar o assassino, e também quem incentiva este tipo de violência. Minha solidariedade à família e amigos de Benedito Cardoso dos Santos”.

Natália Bonavides: “Crueldade! Bendito Cardoso, morador do Mato Grosso, é mais uma vítima do ódio pregado por Bolsonaro e seus seguidores. Foi brutalmente assassinado por defender Lula. É inaceitável que crimes políticos se tornem comuns. Toda solidariedade aos familiares e amigos”.

NiltoTatto (SP): “Mais uma vez, novamente, de novo…Até quando o ódio e a violência espalhados pelo inominável seguirão fazendo vítimas? Solidariedade aos amigos e familiares de Benedito Cardoso dos Santos”.

Paulão (AL): “Mais uma vez o ódio disseminado por Bolsonaro tira a vida de um apoiador do PT. É preciso responsabilizar esse genocida que difunde e apoia a violência. Outro crime político cometido em seu nome. Meus sentimentos à família e aos amigos de Bendito Cardoso”.

Paulo Teixeira (SP): “Até onde vai a barbárie insuflada pelo delinquente? Bolsonarista mata a facadas eleitor de Lula, após discussão em Mato Grosso.Minha solidariedade à família de Benedito Cardoso dos Santos. Imaginem o que aconteceria se essa gente ganhasse novo mandato? O ódio será derrotado!”

 

Benildes Rodrigues com Agências

 

 

 

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também