Criação do Fundo Nacional de Assistência Estudantil será votado em regime de urgência

Líder Zeca Dirceu. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado federal Zeca Dirceu (PR) destacou a importância da criação de um fundo nacional de assistência para garantir a permanência e a conclusão dos estudantes na educação superior. “A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (16), o regime de urgência ao projeto de lei que cria o Fundo Nacional de Assistência ao Estudante de Nível Superior (Funaes). O fundo deve apoiar os estudantes com moradia estudantil, assistência à saúde, restaurantes universitários, além de inclusão digital e bolsas de permanência”, disse o líder do PT na Câmara dos Deputados.

Zeca Dirceu pediu ao presidente do legislativo, Arthur Lira (PP-AL), a inclusão do projeto na pauta de votação da Câmara, o que deve ocorrer nas próximas sessões. “Vamos continuar trabalhando para que todos e todas tenham o direito, o acesso e condições de cursar o ensino superior. A educação de qualidade em todos os níveis é o principal patrimônio de um País”, observou o deputado, titular da Comissão de Educação da Câmara.

Segundo parecer da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) na Comissão de Educação, o fundo é transformado na Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). “A pandemia, a crise econômica e o corte de recursos pelo governo anterior levou ao trancamento de matrículas nas universidades e faculdades e uma evasão considerável, o que com a retomada dos investimentos pelo governo Lula, já sendo enfrentado pelas reitorias e direções das universidades brasileiras”, afirmou Zeca Dirceu.

Lei de Cotas

No movimento estudantil, diz ainda Zeca Dirceu, a assistência aos estudantes pobres é a principal reivindicação, o que inclui desde o passe livre nos ônibus, moradia, alimentação, assistência à saúde e a bolsa permanência. “A lei de cotas, que completou 10 anos, é um grande avanço na universalização do acesso ao ensino superior e uma reparação histórica com as minorias e excluídos. Agora, a luta é pela permanência deste estudante que deve ter condições para a conclusão do curso”.

O projeto, apresentado pela ex-deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO) em 2006, foi reapresentado pela ex-deputada Dorinha Seabra Rezende (União Brasil-TO) em 2011. Se aprovado pela Câmara dos Deputados, o projeto segue para análise do Senado.

 

Assessoria de Comunicação líder Zeca Dirceu

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100