Criação de agência nacional para regular mineração é prioridade do setor

gabrielguimaraesCODMIN
Foto: Salu Parente
 
Representantes do setor da mineração, do governo federal, e de municípios produtores foram unânimes em reconhecer a necessidade da criação de uma agência nacional para regular e fiscalizar a atuação do setor. A constatação foi manifestada nesta terça-feira (31) durante reunião da Comissão Especial do Código da Mineração (PL 37/11, do deputado Weliton Prado/PT-MG). 
 
Para o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Marcelo Tunes, a redução da demanda externa por minérios, e a consequente baixa no preço dos produtos, torna ainda mais urgente a regulação do setor. 
 
“Quando o governo apresentou a primeira proposta do Código da Mineração a conjuntura econômica era outra. Hoje temos queda na produção no Brasil e no mundo. A China, grande produtora e consumidora de minério, fechou várias minas de ferro”, afirmou.  
 
Segundo ele, o setor da mineração espera com ansiedade a regulação do setor. “Talvez sejamos o único setor produtivo que deseja uma fiscalização forte, porque essa é a garantia de segurança jurídica para novos investimentos”, explica Tunes. 
 
O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Carlos da Costa Júnior, destacou que a criação da agência é um compromisso do governo federal. “ O ministro Eduardo Braga apoia integralmente a criação da agência, e o seu funcionamento nos mesmos moldes da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da Agência Nacional de Energia Eletrica (Aneel)”, garantiu.
 
Para o presidente da comissão, deputado Gabriel Guimarães (PT-MG), as preocupações do setor produtivo, dos municípios produtores e do governo federal serão contempladas no relatório final do colegiado. 
 
“Sabemos que esse setor precisa ser regulado, e trabalharemos para aprovar o relatório do deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG) que dará segurança jurídica a novos investimentos para gerarem emprego, renda e garantir a proteção ambiental necessária ao desenvolvimento do País”, prometeu. 
 
O relatório final dos trabalhos do colegiado está previsto para ser apresentado no final de abril. 
 
Os deputados petistas Beto Faro (PA) e Assis Carvalho (PI) estiveram presentes a reunião. 
 
Dentre os palestrantes também participaram representantes do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; do Departamento Nacional de Produção Mineral; da Subsecretaria de Políticas Minerais e Energéticas do governo de Minas Gerais; e da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais. 
 
Héber Carvalho
 
 
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex