O deputado Padre Ton (PT-RO) participou nesta segunda-feira (22), Dia da Terra, do lançamento pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), da publicação anual Conflitos no Campo Brasil 2012. O relatório concentra dados sobre os conflitos, violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais, e pelos povos tradicionais, em todo o país. O lançamento aconteceu em Brasília e contou com a presença de Dom Tomás Balduíno, Bispo Emérito, de 90 anos, que já presidiu a Comissão Pastoral da Terra.
“Foram mais de mil conflitos no ano de 2012. Conflitos que envolvem agricultores sem terra; envolvem despejos, reintegração de posse concedida pelo Poder Judiciário; conflitos em áreas indígenas; conflitos em áreas quilombolas; e conflitos em regiões das grandes obras”, detalhou Padre Ton.
“Que este relatório de conflitos possa chamar a atenção do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e também do Poder Executivo, porque não podemos tolerar a violência”.
Segundo os dados da CPT, nos últimos cinco anos os conflitos por terra têm mantido uma tendência de crescimento. Além disso, a violência também aumentou em relação ao ano anterior. Houve um aumento de 24% nos assassinatos e de 102% nas tentativas de assassinatos. Rondônia foi o estado em que mais se matou. Nove dos 36 assassinatos registrados em 2012 foram no estado. Até agora, já foram registrados nove assassinatos em 2013 em conflitos no campo em todo o Brasil.
Gizele Benitz