CPMI do Golpe: Aliados de Bolsonaro são convocados e precisam se explicar sobre os atos terroristas

Terroristas bolsonaristas promoveram quebradeira e vandalismo em 8 de janeiro em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Deputado Rogério Correia e senador Rogério Carvalho. Foto: Alessandro Dantas/PT no Senado

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Golpe de 8 de janeiro aprovou, na sessão desta terça-feira (13), mais de 200 requerimentos para investigar os responsáveis pelo terrorismo e destruição nas sedes dos Três Poderes. Foram convocados, entre outros, o ex-secretário de segurança pública do DF e ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro Anderson Torres; o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid; o ex-ministro da Defesa e da Casa Civil de Bolsonaro Braga Netto; e do ex-ministro-chefe do GSI na gestão Bolsonaro Augusto Heleno.

O deputado Rogério Correia (PT-MG) defendeu que todo o processo, desde o segundo turno das eleições de 2022 – que culminou no vandalismo contra as sedes dos Três Poderes – seja investigado. “Há uma relevância muito grande em investigar o processo do que aconteceu, que culminou no 8 de janeiro, e não a data em si. E o que houve foi um processo de tentativa de golpe”.

Deputado Rubens Pereira Jr. Foto: Alessandro Dantas/PT no Senado

O deputado Rubens Pereira Jr. (PT-MA) pediu que as investigações tenham foco e que todos os responsáveis paguem pelo que fizeram. “O que nós queremos é investigar com foco e sem anistia”.

Mensagens golpistas

Mauro Cid deve ser um dos primeiros a ser ouvido pela comissão. Ele foi preso pela Polícia Federal apontado como um dos responsáveis pelo esquema de fraude em cartões de vacinação da sua família e de pessoas próximas a Bolsonaro. Após a prisão, foram encontrados no celular de Cid uma minuta e mensagens propondo um golpe contra a democracia brasileira.

Rogério Correia acha de extrema importância que o braço direito de Bolsonaro explique os diálogos encontrados em seu celular propondo o golpe. “Óbvio que nós temos que ver o que aconteceu no inquérito do cartão de vacinação para pegarmos – talvez seja isso que os bolsonaristas não querem – os diálogos do Mauro Cid falando abertamente em golpe de Estado, inclusive de utilização da Garantia da Lei e da Ordem, com uma minuta de Garantia da Lei e da Ordem e documentos, o que traz Mauro Cid e Bolsonaro para o centro da CPMI”, afirmou o parlamentar.

Requerimentos

Além dos convites para oitivas, os parlamentares apresentaram uma série de pedidos de documentos à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), informações à CPI dos Atos Antidemocráticos que ocorre na Câmara Legislativa do Distrito Federal e sobre investigações em andamentos em órgãos como Supremo Tribunal Federal (STF), Ministério Público, Tribunal de Contas da União e órgãos policiais.

Boa parte dos requerimentos eram idênticos. Só o convite para ouvir o ex-ministro da Justiça Anderson Torres – que foi aprovado – foi objeto de 18 solicitações, entre eles dos senadores Fabiano Contarato (ES), líder do PT no Senado, e Rogério Carvalho (PT-SE).

Torres era secretário de Segurança do Distrito Federal no dia 8 de janeiro, quando a turba bolsonarista invadiu e depredou as sedes dos Três Poderes, em Brasília, com flagrante anuência das forças policiais do DF, responsáveis pela segurança dos prédios.

Além disso, ele também será ouvido por fatos relativos à eleição de 2022: ele é investigado por ter acionado a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para atrapalhar a presença de eleitores de Lula nos locais de votação no segundo turno.

Também participaram da reunião a deputada Adriana Accorsi (PT-GO) e Carlos Veras (PT-PE).

Deputada Adriana Accorsi. Foto: Alessandro Dantas/PT no Senado

Deputado Carlos Veras. Foto: Alessandro Dantas/PT no Senado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lorena Vale com PT no Senado

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100