CPI vai percorrer o Brasil inteiro para investigar violência contra jovens negros e pobres

reginaldolopes

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar a violência contra jovens, negros e pobres foi instalada na quinta-feira (26) e terá o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) como presidente. Foi do parlamentar petista a iniciativa de propor o colegiado. A CPI está incumbida de apurar as causas, razões, consequências, custos sociais e econômicos da violência, morte e desaparecimento da juventude negra e pobre no Brasil.

Nesta segunda-feira (30) a CPI aprovou o plano de trabalho para 120 dias, mas Reginaldo Lopes acredita que será necessária uma prorrogação de prazo. A comissão irá percorrer todas as unidades federativas para realizar audiências públicas e apurar casos emblemáticos. O objetivo é elaborar um diagnóstico profundo que partirá das análises e dados contidos no “Mapa da Violência”, estudo elaborado pelo sociólogo Julio Jacobo, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), e publicado anualmente desde 1998. Jacobo, inclusive, será o convidado da primeira audiência pública da CPI, que deverá ocorrer no dia 9 de abril.

“Vivemos um genocídio contra jovens pobres e negros do País. Precisamos trabalhar muito para apresentar um conjunto de políticas públicas para enfrentar esse problema”, disse Reginaldo Lopes.

O petista informa ainda que a CPI pretende elaborar um profundo diagnóstico sobre o tema e poderá contribuir para a criação de um plano nacional de combate ao homicídio.

Dados do Mapa da Violência (2014) e do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci) revelam que 90% dos homicídios concentram-se em 142 municípios brasileiros. Dos 60 mil assassinatos registrados, 92% das vitimas são do sexo masculino e, destes, 80% são negros e pobres.

Apagão – O deputado criticou a omissão da justiça na apuração dos fatos que levam à morte, centenas de jovens pobres e negros. Ele disse ainda que, apesar desse volume, só 5% têm processos instalados e que não são julgados. “Temos que apurar porque temos um apagão judiciário no país. Por que não apuram, não investigam os homicídios dos nossos jovens e negros?”, questionou Reginaldo Lopes.

PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100