O deputado federal Zé Neto (PT-BA) defendeu nesta quinta-feira (25) a votação imediata, em regime de urgência, do projeto de lei (PL 555/2021) que coloca os profissionais de educação que desempenham atividades em salas de aula na lista prioritária de vacinação contra a Covid. O parlamentar lembrou que o Brasil é um dos países com maior duração de interrupção das aulas presenciais (desde março de 2020) devido à pandemia, e que somente com a vacinação das professoras e professores de todo o país será possível retomar essa atividade com segurança.
“Ainda se fazem necessárias as medidas sanitárias capazes de prover a segurança no retorno às aulas e de infundir a necessária confiança nos alunos e suas famílias, nos professores, gestores escolares e demais trabalhadores lotados em escolas. Uma das medidas que podem contribuir para este retorno seguro é a inclusão das pessoas que trabalham nas escolas (professores, gestores escolares, pessoas administrativo, de cozinha e de serviços gerais) como categoria profissional preferencial quando da elaboração dos calendários de vacinação”, defendeu o parlamentar na justificativa do projeto.
Auxílio emergencial e vacina
Durante pronunciamento no plenário da Câmara nesta quarta-feira (24), Zé Neto também fez um apelo ao Congresso para que aprove uma nova prorrogação do auxílio emergencial, que acabou no último dia 31 de dezembro de 2020. De acordo com o parlamentar, somente a retomada do pagamento do benefício pode impedir uma deterioração ainda maior dos índices sociais e econômicos do País, agravados desde o início da pandemia.
O deputado baiano ainda fez um apelo para que o Congresso Nacional se concentre na votação de propostas que viabilizem a aquisição de vacinas para imunizar toda a população brasileira.
Héber Carvalho
Assista o pronunciamento
https://www.facebook.com/depzeneto/videos/235161771589174