Ao participar, na terça-feira (17), da Comissão Externa de Ações Preventivas contra o Coronavírus, na Câmara Federal, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) defendeu a criação de um Bolsa Família emergencial, com inscrição virtual, através de um aplicativo.
“Milhões de trabalhadores não têm carteira assinada e trabalham de forma precarizada, na informalidade. São diaristas ou vendedores ambulantes, por exemplo, que vão sofrer uma queda vertiginosa de renda e não terão para onde fugir. É preciso atender estas pessoas, e este endividamento é necessário e socialmente responsável”, alertou Fontana, lembrando que esta crise econômica poderá ser muito profunda.
Tabelamento de preços
O deputado gaúcho, que é médico, também sugeriu o tabelamento de produtos essenciais para o combate à epidemia, como álcool em gel e máscaras. “A história dessas crises indica que, infelizmente, algumas pessoas e empresas se aproveitam do momento de crise para ter um lucro imoral em cima de um drama que o País está vivendo”, lembrou.
O projeto proposto por Fontana definiria que o varejo e a indústria que fornecem esses produtos teriam que manter o preço médio que executaram nos últimos meses de dezembro e janeiro ao longo dos próximos 90 dias.
Assessoria de Imprensa