Os deputados da Bancada do PT na Câmara Carlos Veras (PE), Nilto Tatto (SP), José Airton Cirilo (CE), Márcio Macedo (SE) e Airton Faleiro (PA) irão acompanhar o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27), no Egito, que se iniciou nesse domingo (6).
O presidente do Egito, Abdel Fattah El Sisi, convidou Lula para participar do evento e o convite foi aceito. O petista foi chamado a integrar a comitiva do governador do Pará, Helder Barbalho, em nome do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal.
De acordo com os parlamentares, a expectativa é que o Brasil retome a agenda climática mundial. Enfrentar o desmatamento e colocar a agricultura familiar como papel fundamental para um país mais sustentável é uma das propostas dos petistas.
“Queremos que o Brasil retome a agenda do clima, enfrentando o desmatamento, retomando os programas de apoio à sociobiodiversidade, programa de agricultura de baixo carbono, retomada da demarcação de terras indígenas, territórios quilombolas, apoio à agricultura familiar e reposicionar o Brasil globalmente na agenda ambiental”, afirmou o deputado e ambientalista Nilto Tatto.
Combate à fome
Para o deputado Carlos Veras a eleição do presidente Lula reposiciona o Brasil como protagonista na agenda climática mundial. Ele também destaca o combate à fome e às desigualdades sociais como propostas que devem ser defendidas na COP-27. “Penso que a proposta é reconectar a questão climática com o combate à fome e às desigualdades sociais, tendo a agricultura familiar como papel fundamental para o desenvolvimento ambiental e socioeconômico sustentável do país”.
Sede da próxima COP
O deputado José Airton Cirilo também reforçou que o mundo inteiro está vendo com “bons olhos” a eleição de Lula e que a participação dele na COP-27 é a prova de que “o mundo quer o Brasil de volta no protagonismo que sempre teve diante das negociações climáticas”.
“Estamos saindo de um desgoverno inimigo do meio ambiente. Na COP-26, que aconteceu em Glasgow, estive presente nas negociações que resultaram em acordo sobre a regulamentação do mercado global de carbono. Diante dos retrocessos na política ambiental, teremos o compromisso de mudar a imagem do Brasil como pária do meio ambiente”, observou o parlamentar.
Cirilo revelou que Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (FBOMS) enviaram uma carta para o presidente Lula pedindo que indique o Brasil como sede da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. “Estaremos empenhados em recuperar a imagem do país”, assegurou José Airton Cirilo.
Lorena Vale