COP 26: PT cobra ações concretas para reverter desmatamento no Brasil

Foto: Site do PT

O maior responsável pelo aumento na emissão de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil é o desmatamento. O crescimento no número de queimadas no país, estimulado pelo governo de Jair Bolsonaro, conseguiu incluir o Brasil em um patamar de desconfiança mundial no combate ao aquecimento global.

Representantes do Partido dos Trabalhadores (PT), que participam da 26ª Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP-26), em Glasgow, destacam os retrocessos promovidos por Bolsonaro. Para os parlamentares, o apoio a garimpeiros ilegais, o extermínio dos povos indígenas – que mantêm a floresta em pé -, a desvalorização dos povos tradicionais, o desmatamento de áreas de proteção e os desmontes de órgãos ambientais são provedores de um desprestígio do país no acordo internacional.

“O governo tem o descrédito do mundo inteiro porque as políticas não dialogam com o comprometido na redução de gases de efeito estufa. O aumento das queimadas e o desmatamento mostram para o mundo que o governo está mentindo”, ressalta o secretário Nacional de Meio Ambiente do PT e deputado federal, Nilto Tatto (PT/SP).

Deputado Nilto Tatto. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Presente no evento nesta quinta-feira, 4, Nilto afirma que apesar de existir dois Brasis na COP: um com representação de camponeses, quilombolas e movimentos populares preocupados com a crise climática; e outro privatizado pelas Confederações Nacionais da Indústria (CNI) e da Agricultura (CNA), que “está fazendo tudo errado”, há uma expectativa de que os líderes mundiais tomem atitudes mais ousadas para estabelecer metas na redução de GEE.

Cientistas reforçam que é necessário novas medidas, pois o que foi acordado nas conferências anteriores, “se der certo, vai dar errado no final”. Portanto, o que foi combinado no passado não é mais suficiente diante do aumento da temperatura da Terra.

Ouça, na íntegra, a entrevista de Nilto Tatto sobre a COP-26 para a Rádio PT:

Apoio aos povos indígenas

Durante a conferência, foi acertado a criação de um fundo para apoiar os povos indígenas. Nilto Tatoo ressalta que os indígenas são responsáveis pela proteção de pelo menos 80% das florestas em todo o planeta.

“Boa parte da biodiversidade estão sob proteções dos povos indígenas, mas nem a metade dessas áreas está sob o domínio deles”.

Mulheres na vanguarda

Representando o governo do PT no Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra promoveu uma live na COP-26 nesta quinta-feira sobre a defesa do pioneirismo feminismo na luta ambiental e sobre o crescimento das desigualdades no Brasil.

A governadora participou do painel “O Nordeste brasileiro e o potencial da transição energética justa no Brasil: mulheres na vanguarda da transição energética” e destacou o cenário brasileiro sobre a política ambiental.

“Infelizmente, começamos tendo que admitir que o nosso cenário é de retrocessos. Em menos de três anos, os índices ambientais do clima pioraram, o desmatamento da Amazônia aumentou e a emissão dos gases de efeito estufa cresceu. Temos ainda um dos maiores desafios, que é o aumento da pobreza e das desigualdades sociais no Brasil, intensificando a pobreza e a miséria. É justo seguir emitindo gases de efeito estufa, utilizando a energia limitada do planeta para que poucas famílias continuem enriquecendo, enquanto a grande maioria está na miséria?”

O painel foi promovido pelo Instituto Alziras e contou com a participação da prefeita de Jandaíra (RN), Marina Marinho.

Da Agência PT de Noticia

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100